recomendar este canal

Editorial

Conheça as nossas propostas e participe

Outubro de 2010

Caro utilizador,

 

O Prémio Jacques Delors é já uma referência, no âmbito académico nacional, em assuntos europeus. O Centro Jacques Delors confere este prémio desde 1996, procurando distinguir, anualmente, ensaios académicos e obras de investigação inéditas em língua portuguesa sobre temas comunitários. Apraz-nos registar a importância que esta distinção tem tido para o trabalho de muitos investigadores nas universidades portuguesas.

 

Saiba que a recepção de candidaturas para 2011 encerrará dentro de dias. No canal CIEJD informamos tudo o que deve saber para concorrer.

 

Por falarmos em premiar o melhor, queremos dar-lhe a conhecer outras iniciativas que estimulam o ensino, a investigação e reflexão da integração europeia nas universidades. Refiro-me ao Programa Jean Monnet que, no âmbito das acções que desenvolve, inclui a criação de Centros de Excelência a universidades de mérito comprovado. É pois com muito orgulho que o informo de que foi atribuída tão alta distinção à Universidade de Lisboa, através da sua Faculdade de Direito. Consulte o canal Biblioteca e fique a saber tudo sobre este novo Centro de Excelência Jean Monnet 2010-2013 e sobre as actividades que promove.

 

Cidadania é também reconhecimento. Este é o mote da secção Prémios e concursos. Consulte as propostas que seleccionámos para si no canal cidadania.

 

Há 20 anos que se realiza anualmente a Expolíngua. É um evento que tem por objectivo divulgar e promover a importância do estudo das línguas e do conhecimento de culturas. Este ano, de 3 a 5 de Novembro terá lugar o 20º certame, sendo o convidado de honra a União Europeia, com a sua diversidade linguística e cultural. Consulte o programa no canal CIEJD. Lá estaremos para conversar consigo, apresentar algumas novidades e a nossa produção editorial em língua portuguesa.

 

A nossa biblioteca traz-lhe duas boas sugestões de consulta e de leitura. Já está disponível em linha a publicação Portugal na União Europeia 2009 onde de forma sucinta se passam em revista muitos dos assuntos técnicos debatidos em Bruxelas. Também poderá ficar a par das intervenções da primeira Conferência sobre Justiça Intergeracional realizada em Maio na Gulbenkian, um tema emergente e de grande importância e actualidade. Um conjunto alargado de especialistas nacionais e internacionais debateram questões como a forma como estão a ser protegidos os direitos das gerações futuras e as dificuldades que se perfilam a nível do sistema legal e institucional.

 

Finalmente saiba o que seleccionámos para si nos Outros Destaques sobre a actualidade comunitária.

 

Boas leituras

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana