recomendar este canal

Editorial

Informados para melhor enfrentar os desafios

Setembro de 2010

Caro utilizador,

 

Bem-vindo a esta edição, após interrupção em Agosto. É com muito gosto que retomamos o encontro consigo, para lhe trazer novidades, dar a conhecer o nosso trabalho, apresentar várias iniciativas e publicações que desejamos possam contribuir para o manter bem informado.

 

Destacamos no canal CIEJD a entrega do Prémio Jacques Delors 2010 ao vencedor deste ano, numa cerimónia que terá lugar em 15 de Outubro, no Palácio das Necessidades, espaço naturalmente pleno de significado para o tema que esta obra analisa, “O pedido de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias: aspectos político-diplomáticos”. É com muito empenho, de resto, que todos os anos o Centro Jacques Delors abre concurso para apresentação de obras candidatas ao Prémio Jacques Delors na convicção de que poderá ser um contributo para estimular, incentivar e reconhecer estudos académicos de qualidade sobre temas comunitários. Tome nota, o concurso PJD2011 a decorrer, encerra a 16 de Novembro.

 

De certo deverá ter reparado, nas notícias das nossas últimas edições da newsletter geral e mesmo na especial que lhe enviámos há poucos dias, a propósito da crise económica e financeira, na informação sobre a estratégia Europa 2020, em resposta à crise, adoptada pela UE no Conselho Europeu em Junho e que poderá ser nos próximos 10 anos, a via para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo de que a União Europeia e os cidadãos necessitam para viver com esperança e confiança. Saiba que o seminário que iremos realizar a 19 de Outubro, no Centro, em parceria com o CEEP, sobre o papel dos Serviços de Interesse Geral no quadro da estratégia, será uma abordagem plena de interesse em torno deste tema e na perspectiva de um vasto leque de actividades que aqueles serviços abrangem, desde as grandes indústrias de redes, como a energia, serviços postais, transportes e telecomunicações, à saúde, educação e serviços sociais.

 

Vale a pena ver as propostas de informação que lhe trazemos no Canal Cidadania. Todas elas concorrem para uma cidadania europeia mais activa. Participe na consulta pública sobre as futuras opções para a política de biodiversidade e se for um dos nossos utilizadores jovens não hesite em participar em algum dos concursos que propomos. A propósito de cidadania activa já ouviu falar do próximo Ano Europeu, em 2011? Saiba mais no nosso Dossier Anos Europeus.

 

Por último esteja atento às notícias que brevemente a nossa Biblioteca irá dar e aproveite para ver as sugestões de leitura.

 

Contamos consigo, e boa leitura.

 

A Directora

Clotide Camara Pestana