recomendar este canal

Editorial

Celebrar a integração europeia

Julho de 2010

Caro utilizador,

 

Antes da habitual interrupção da nossa newsletter em período de férias, trazemos-lhe boas propostas de leitura que estamos certos vão merecer a sua atenção.

 

No canal CIEJD apresentamos-lhe o número duplo da Revista Europa: Novas Fronteiras, consagrado aos 25 anos da integração europeia de Portugal. O painel de autores que se disponibilizou escrever é notável. Se por um lado o leitor é convidado a ter um olhar retrospectivo do próprio processo de negociação da adesão à então CEE, através dos artigos de alguns protagonistas, por outro é também conduzido à reflexão sobre a mudança ocorrida em Portugal e sobre a realidade europeia, os seus problemas actuais e desafios. Poderá adquirir este número nas livrarias e também na nossa Biblioteca onde também está disponível para consulta.

 

E neste ano em que se comemoram 25 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal às CE, agora União Europeia, é com o maior gosto que lhe damos a conhecer a obra vencedora do Prémio Jacques Delors de 2010, de Francisco Niny de Castro, “O pedido de Adesão às Comunidades Europeias, Aspectos Político-diplomáticos. No Canal Biblioteca encontra todas as indicações para poder consultar e obter em empréstimo esta obra. De resto, as boas notícias editoriais que o Centro Jacques Delors lhe traz não ficam por aqui.

 

Aproveite para conhecer no mesmo Canal as obras vencedoras das Menções Honrosas, já disponíveis em linha, gentilmente cedidas pelos seus autores.

 

2010 é especialmente dedicado, a nível europeu, ao combate à pobreza e exclusão social. Conheça mais um recurso didáctico que preparámos e que colocámos à disposição dos educadores e do nosso público jovem.

 

A pensar especialmente em todos os que se importam por uma maior intervenção na sociedade, o Canal Cidadania assinala o Serviço Voluntário Europeu. Aqui poderá encontrar muitas informações úteis para si para preparar um período de voluntariado no estrangeiro ou recomendá-lo aos jovens entre os 18 e os 30 anos. Este programa é uma aposta no maior desenvolvimento da solidariedade, da compreensão mútua e tolerância entre os jovens, por uma maior cidadania e participação activa na sociedade.

 

Tenha umas boas férias e boas leituras. Marcamos encontro consigo em Setembro.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana