recomendar este canal

O Papel Fundamental dos Serviços de Interesse Geral no Quadro da Estratégia «Europa 2020»

O Papel Fundamental dos Serviços de Interesse Gera no Quadro da Estratégia «Europa 2020»
O Papel Fundamental dos Serviços de Interesse Gera no Quadro da Estratégia «Europa 2020»
ver Links Links relacionados
Seminário

19 de Outubro de 2010, 14h30 - 17h30,  CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) organizou, em parceria com o Centro Europeu de Empresas de Serviços de Interesse Geral (CEEP) - Portugal, o Seminário «O Papel Fundamental dos Serviços de Interesse Geral no Quadro da Estratégia Europa 2020».

 

O Seminário, que teve lugar no CIEJD, a 19 de Outubro de 2010, das 14h30 às 17h30, destinou-se aos associados do CEEP - Portugal, entidades interessadas e ao público em geral.

 

Estiveram presentes, em representação das entidades organizadoras, Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD, e Manuel Frasquilho, Presidente do Conselho Directivo do CEEP - Portugal.

 

Painel I

 

No Painel I as intervenções estiveram a cargo de Maria João Rodrigues, Conselheira da União Europeia e Professora Universitária de Economia Europeia no ISCTE - IUL e no Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas, e de Arminda Neves, da Secretaria de Estado da Energia e da Inovação.

 

Painel II

 

No segundo painel participaram José Manuel Silva Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Companhia CARRIS de Ferro de Lisboa (apresentação), António Nogueira Leite, Administrador da BRISA, e Sara Ribeiro, Directora do Departamento de Emprego do IEFP (apresentação).

 

Objectivos

 

O evento visou apresentar e debater as prioridades, os objectivos e as iniciativas emblemáticas da agenda «Europa 2020 - Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo», bem como as implicações para Portugal da implementação desta estratégia.

 

Foram abordadas temáticas como as alterações climáticas e energia, emprego, luta contra a pobreza, governação económica reforçada, etc., tendo também em conta as conclusões do Conselho Europeu, de 17 de Junho de 2010, segundo as quais, «A nova estratégia económica para a Europa é orientada por um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, tendo como objectivo principal assegurar uma saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década».

 

Documentos relevantes

 

Mapping of the Public Services: experts report - «Public Services in The European Union & in The 27 Member States - statistics, organisation and regulations»

 

Mapping of the Public Services: transversal report - «Public Services – Supporting The Very Fabric of European Society»

 


Última actualização: 2010-10-21