recomendar este canal

Editorial

25 anos de Portugal na UE

Maio de 2010

Caro utilizador,

 

Foi há 25 anos que Portugal assinou o Tratado de adesão às Comunidades Europeias, tendo-se tornado, em 12 de Junho de 1985, o 11º Estado-Membro, poucas horas antes de Espanha ser o seu 12º Membro.

O Centro Jacques Delors assinalará por isso este marco tão importante na história da integração europeia de Portugal, através de várias iniciativas e eventos, a decorrer ao longo do mês de Junho e nos meses que se seguem, convidando-o a neles participar.

Consulte a agenda dos próximos eventos e venha visitar-nos. Seremos um posto de correio no dia 1 de Junho onde será lançado um Inteiro Postal e um Carimbo comemorativo dos 25 anos da integração europeia de Portugal.

 

Propomos-lhe ainda que vá ao canal Biblioteca, se quiser ficar a par dos últimos registos bibliográficos e aproveite para saber o que a Agenda Digital para a Europa se propõe pôr em prática para que a União Europeia alcance um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

Estas propostas estão, de resto, na linha da Estratégia Europa 2020 que poderá conhecer em pormenor no canal Dossiers. Trata-se ainda da proposta apresentada pela Comissão Europeia e do acordo alcançado pelo Conselho Europeu de Março sobre a Estratégia, que será formalmente adoptado no Conselho Europeu de Junho.

 

Levamos também até si informação relevante para que seja um cidadão europeu melhor informado e participativo. Destaco no canal Cidadania as perspectivas evolutivas de alguns indicadores económicos fundamentais, as chamadas previsões económicas da Primavera para a UE e zona euro e o Debate Público sobre a protecção das florestas europeias contra as alterações climáticas que encontrará na página das consultas públicas que estão a decorrer.

 

Nesta Europa unida na diversidade, deixo-lhe um convite: adira de coração aos Jogos Olímpicos Especiais, o maior evento desportivo no verão de 2011, caso não tenha possibilidade de ser voluntário. São os únicos jogos no mundo em que todos os atletas que participam são vencedores.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana