recomendar este canal

À descoberta da Europa na filatelia portuguesa

À descoberta da Europa na Filatelia Portuguesa
À descoberta da Europa na Filatelia Portuguesa
ver Links Links relacionados
Exposição filatélica

17 de Maio a 14 de Junho de 2010, 10h - 18h (segunda a sábado), CIEJD

Ao romper do século XX descobre-se o valor publicitário do selo. Assim, motivos turísticos, comerciais, culturais, pedagógicos, patriotas e políticos assumem particular destaque na emissão dos selos. Estes tornam-se autênticos embaixadores de um país e de um povo e contribuem, ainda, para a «democratização da arte».

 

Este contexto, permitirá o nascimento das colecções de selos temáticas que valorizam o valor cultural e didáctico do selo. Basta estarmos atentos às diferentes mostras filatélicas, às exposições de competição, às diferentes vertentes da literatura, etc., para nos apercebermos de que as temáticas são áreas de enorme interesse e que os selos e outras afinidades filatélicas constituem elementos iconográficos riquíssimos que podem ter aproveitamento para alem da filatelia.

 

Ora, foi uma dessas muitas colecções temáticas que nos propusemos descobrir – A Europa na filatelia portuguesa – que esteve patente no átrio do CIEJD, entre os dias 17 de Maio e 14 de Junho de 2010.

 

Dessa exposição resultou a publicação do álbum «À descoberta da Europa na Filatelia Portuguesa» da autoria de Isabel Maria Freitas Valente e João Rui Pita. Estas actividades inseriram-se no âmbito das comemorações dos 25 Anos da Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias e foram fruto de uma parceria entre o CIEJD, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 e a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, que contou ainda com o apoio dos CTT - Correios de Portugal.

 


Última actualização: 2010-06-15