recomendar este canal

A União Europeia e a Globalização

Globalização - Conferência
Globalização - Conferência
ver Links Links relacionados
Conferência

6 de Maio de 2010, Alcochete

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors associou-se às comemorações do Dia da Europa que tiveram lugar entre 4 e 15 de Maio de 2010, na Escola Secundária de Alcochete.

 

A conferência, foi conduzida pelo coordenador do departamento de informação e comunicação do CIEJD, Carlos Medeiros, e pelo Governador Civil do Distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, que debateram o tema «A União Europeia e a Globalização», abordando questões como: a UE no cenário mundial, o modelo social europeu face à globalização, bem como as consequências sociais de uma UE globalizada.

 

Carlos Medeiros incentivou os mais novos a investirem na sua formação e a olharem para a Europa de forma abrangente. «Temos, neste momento, uma nova estratégia: a Estratégia Europa 2020. A aposta é em vocês. Não é que esta geração sinta que não pode fazer mais nada. Vocês são a geração nascida digital. Falam, normalmente, duas ou três línguas; são jovens; têm acesso à Europa; podem ir trabalhar para qualquer país, sem qualquer problema. Têm de olhar para a Europa de uma forma abrangente. Para vocês a Europa é o espaço onde vivem e têm de pensar que o vosso mercado de trabalho não é Portugal é a Europa».

 

Carlos Medeiros fez, ainda, uma breve apresentação da origem do projecto europeu, os seus fundadores, o modelo de integração e as instituições europeias.

 

O Governador Civil do Distrito de Setúbal também defendeu essa ideia, incentivando os alunos a aprenderem várias línguas. «As línguas são necessárias e importantes para quem quer trabalhar na Europa. E, aí, há um princípio fundamental que é a igualdade de tratamento. O exercício de cidadania europeia dá-nos a possibilidade, a cada um de nós, de, só com o Bilhete de Identidade e com o Passaporte, ir a qualquer um dos países da União Europeia. Quando se quiserem reformar, os anos em que trabalharam lá fora, contam para a reforma. É esta ideia da cidadania europeia que devem ter presente».

 

Esta conferência inseriu-se no âmbito das comemorações do Dia da Europa - 2010, que incluirão um conjunto de actividades que visaram sensibilizar os jovens para uma intervenção social e cívica mais participativa.

 


Última actualização: 2010-05-24