recomendar este canal

Editorial

Mais Europa

Abril de 2010

Caro utilizador,

 

Como é do seu conhecimento, a Comissão Europeia, a quem assiste o direito de iniciativa, deverá apresentar uma comunicação até ao fim do ano, sobre o futuro da Política Agrícola Comum. Para isso está a realizar uma consulta pública. Muito se tem opinado sobre a PAC. É desejável que os cidadãos europeus manifestem a sua opinião e dêem o seu contributo para o debate. Veja no canal Cidadania como participar na consulta pública que se estende até Junho.

 

Em breve começa o mês de Maio, o mês em que celebramos a Europa. No Centro Jacques Delors é bem visível a maior afluência de escolas às aulas que oferecemos no Centro, à medida que o 9 de Maio se aproxima, mas também recebemos mais pedidos de materiais de apoio sobre a Europa e de actividades por todo o país. É com muito entusiasmo que procuramos ir ao encontro e dar resposta. Estamos por isso a preparar uma newsletter especial na qual vamos informar sobre as muitas actividades que estamos a desenvolver em torno do 9 de Maio e que se vão prolongar durante todo o mês. Mas para já entre no canal CIEJD e veja o programa de comemorações no fim-de-semana de 7 a 9 de Maio em Matosinhos, a que o Centro se associou e que é organizado pelas instituições europeias em Portugal com o apoio de várias entidades. É lá que marcamos encontro consigo!

 

Temos outras propostas para lhe oferecer. Destaco o curso sobre cidadania europeia que estamos a desenvolver em parceria com o Museu da Presidência da República e a Conferência Internacional sobre Justiça Inter-geracional, no final de Maio na Fundação Calouste Gulbenkian. Este último, um tema que deverá merecer certamente especial atenção nos próximos anos face à necessidade de se alcançar  uma maior responsabilidade e solidariedade entre as gerações.

 

Nesta edição pode ainda saber quais as sugestões de leitura que a Biblioteca tem para si. Trata-se de uma obra sobre o Euro, analisada nos seus aspectos políticos por um conjunto de especialistas académicos, numa edição da University Press de Oxford. A outra sugestão centra-se na temática da segurança dos consumidores, através do Relatório Anual 2009 do sistema de Alerta Rápido.

 

A terminar, caro utilizador, estamos a celebrar no dia 9 de Maio, 15 anos da nossa criação como Centro de Informação Europeia, ao serviço dos cidadãos em todo o país. Faz parte do ADN do CIEJD a aposta na criatividade, qualidade e proximidade nos serviços que disponibilizamos. Por isso é com muito gosto que o informamos que durante o mês de Maio, será implementado o Projecto Cartão de Cidadão na Biblioteca do CIEJD, conscientes de que é necessário investir na modernização de processos que permitam prestar ao cidadão, a nível nacional, uma melhor informação sobre a União Europeia. Consulte o canal Biblioteca. Seremos a primeira biblioteca em Portugal a implementar o Cartão de Cidadão, como cartão de utilizador.

 

A Directora

Clotide Camara Pestana