recomendar este canal

Prémio Semana Europeia da Mobilidade

Prémio Semana Europeia da Mobilidade
Prémio Semana Europeia da Mobilidade
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia

Atribuição anual

Criado em 2002, o Prémio Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é organizado anualmente com o propósito de premiar as autoridades locais que tenham desenvolvido políticas, atividades e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana, torná-la mais sustentável e amiga do ambiente.

 

 


 

Tema

 

Tendo em consideração a degração da qualidade do ar e os vários problemas ambientais que afetam as cidades europeias, a Comissão Europeia decidiu fazer do slogan "Mobilidade inteligente e sustentável – um investimento para a Europa" o principal tema para a edição da SEM de 2016.

 


topo

Objetivos

 

A SEM tem o principal objetivo de procurar consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública.

 

Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.

 


topo

Destinatários

 

Todas as autarquias/cidades que cumpram os requisitos podem participar.

 


topo

Como participar

 

As autoridades locais participantes na SEM são convidadas a apresentar anualmente uma candidatura ao Prémio, desde que tenham cumprido todos os requisitos.

 

As autoridades locais devem preencher o formulário de candidatura online e o presidente da autoridade local deve assinar a Carta Europeia. Esses dois documentos devem ser enviados ao coordenador regional que, para Portugal, é a Agência Portuguesa do Ambiente ou diretamente ao coordenador europeu.

 


topo

Requisitos

 

Para que as autoridades locais se possam candidatar ao Prémio estas devem ter:

 

  • Realizado uma semana inteira de atividades, levando em conta o tema do ano em questão
  • Implementado, pelo menos, uma medida permanente que contribua não só para a substituição do automóvel por meios de transporte mais ecológicos como também para a mobilidade sustentável
  • Organizado um Dia sem Carros

 


topo

Critérios de seleção

 

  • Qualidade das atividades relacionadas com o tema
  • A compreensão do plano pela população tendo em conta os eventos, atividades individuais e envolvimento dos cidadãos
  • As medidas estratégicas de comunicação e promoção da SEM
  • Carácter inovador das medidas permanentes implementadas e o seu impacto na mobilidade sustentável
  • Qualidade e envolvimento com parceiros locais na organização da SEM

 


topo

Prémio

 

À autoridade local será dada a oportunidade de realizar um vídeo promocional (com cerca de três minutos) para promover a sua cidade e as medidas de transporte urbanos sustentável na Europa.

 

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas e contará com a presença do Comissário Europeu para o Ambiente.

 


 

Edição de 2016

 

Foram rececionadas 2427 candidaturas de 51 países. As cidades finalistas são Lisboa (Portugal), Malmö (Suécia) e Skopje (antiga República jugoslava da Macedónia).

 

Lisboa obteve esta posição por tornar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmö se concentrou principalmente nas bicicletas como meio de transporte sustentável. O júri também assinalou o serviço de partilha de viaturas (car-pooling) em Skopje que ajuda os seus residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

 


topo

Fontes oficiais

 

Sítio Internet da Semana da Mobilidade Europeia [en]

Guias de boas práticas [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.