recomendar este canal

Editorial

Boa Páscoa

Março de 2010

Caro utilizador,

 

A Newsletter geral que mensalmente lhe enviamos pretende ser um instrumento ao serviço da informação sobre as políticas e a vida comunitária enquanto via para divulgar documentos, publicações e actividades. Esperamos que a informação que seleccionámos sobre acontecimentos mais relevantes sobre a UE possam contribuir para o manter informado e abrir novos caminhos de reflexão.

 

Será importante ficar a saber o que trouxe de novo o Conselho Europeu da Primavera que se realizou a 25 e 26 de Março. A importância da coordenação das políticas económicas, a problemática do clima e os passos a dar para que o Conselho Europeu de Junho possa adoptar a estratégia pós-Copenhaga, o acordo sobre os elementos da Nova Estratégia Europeia para o Emprego e Crescimento, conhecida como Europa 2020, que será formalmente adoptada em Junho, foram alguns dos temas tratados.

 

Se está interessado numa carreira nas instituições europeias já sabe que é no canal Cidadania que pode encontrar todas as informações sobre as novas regras do concurso geral e da data limite para se inscrever. Aproveite para saber como exercer os seus direitos no caso de uma medida ou prática que considere contrárias a uma disposição ou a um princípio do direito comunitário. E já agora, aceite a sugestão e aproveite um dos próximos dias, para realizar um vídeo para o concurso sobre empreendedorismo europeu.

 

Chamo a sua atenção para a Biblioteca do Centro Jacques Delors. Temos orgulho nela, é uma biblioteca especializada em assuntos europeus e conta com um acervo de mais de 45.000 documentos agregados em dois catálogos, bibliográfico e digital. Significa que estamos aptos a ajudá-lo nas nossas instalações mas também à distância de um click, se preferir. Este mês trazemos-lhe como sugestão de leitura uma publicação da Almedina “De Roma a Lisboa: a Europa em debate”.

 

Tome nota das propostas do canal CIEJD e fique a par da iniciativa que vamos realizar em finais de Abril com uma cidadã portuguesa que realizou em França um trabalho notável em favor dos direitos dos cidadãos no mercado interno. O seu trabalho é exemplar e inspirador e foi realizado em conjugação com o Centro Solvit uma rede em linha na resolução de problemas apresentados pelos cidadãos e pelas empresas. No canal Dossiers mostramos-lhe como e em que circunstâncias poderá recorrer à rede presente em Portugal e em todos os outros Estados-Membros.

 

A chegada da Primavera motiva-nos para a importância de proteger a Natureza. Precisamos da sua opinião. Participe por isso, no canal Dossiers, no debate público sobre a protecção das florestas europeias contra as alterações climáticas.

 

Boas leituras e votos de uma Boa Páscoa.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana