recomendar este canal

Concursos de recrutamento para o funcionalismo comunitário

Sessão de sensibilização

5 de Março de 2010, 14h30, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors acolheu nas suas instalações uma sessão de sensibilização apresentada pelo Director do Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO), David Nicolas Bearfield.

 

Apresentação [en] (PDF 459,29KB) | David Nicolas Bearfield

 

A sessão destinou-se a dar informações sobre a nova metodologia dos novos testes de acesso e novos processos de selecção nos concursos de recrutamento para o funcionalismo comunitário, em que este ano se prevêem vagas nas seguintes áreas: Administração Pública Europeia; Direito; Economia; Auditoria e Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Esta iniciativa foi promovida pela Direcção-Geral dos Assuntos Europeus.

 

Novo processo de selecção de funcionários da UE

 

A 16 de Março, o EPSO  lançou um novo processo de selecção de funcionários da União Europeia, mais moderno e simplificado, com a publicação do primeiro concurso para administradores em conformidade com as novas disposições.

 

Segundo o EPSO «o novo sistema será melhor, pois estabelece concursos anuais para as funções mais comuns, permitindo que os candidatos planeiem as suas candidaturas de modo mais eficaz e que as instituições da UE efectuem mais facilmente o planeamento estratégico dos recursos humanos.»

 

O processo será mais rápido e eficiente, envolvendo menos etapas e com menor duração no procedimento. De acordo com o EPSO, será também mais adequado porque muda a ênfase da avaliação dos conhecimentos para a avaliação das competências, o que se provou constituir um dos melhores elementos para a previsão do desempenho futuro de uma função.

 


Última actualização: 2010-03-16

ver Links Links relacionados