recomendar este canal

Editorial

Educação e Formação: a aposta no futuro

Fevereiro de 2010

Caro utilizador,

 

Um olhar sobre os temas da agenda da UE no mês de Fevereiro permitem perceber onde deverão concentrar-se as atenções e o trabalho nos próximos meses. Refiro-me à preparação da futura Estratégia UE 2020 e aos desenvolvimentos pós-Copenhaga sobre as alterações climáticas.

 

Por estes dias a Comissão Europeia irá definir os parâmetros da sua proposta para a Estratégia UE 2020 que sucede à Estratégia de Lisboa e que procurará articular adequadamente a dimensão económica, social e ambiental.

 

O primeiro debate a nível político será no Conselho Europeu da Primavera, no fim de Março e à adopção final em Junho. E como instrumentos essenciais para a Europa atingir os seus objectivos de crescimento, emprego e coesão social em 2020, necessariamente temos de falar da educação e formação e da sua interligação com o trabalho. Fique a par do debate do Conselho de Ministros de Educação da UE sobre o papel essencial da educação e da formação no relançamento da economia europeia e de outros elementos de que lhe damos conhecimento no canal Informação.

 

Quanto às alterações climáticas as informações apontam para a preparação pela Comissão de elementos para estimular uma reflexão estratégica colectiva pós-Copenhaga, a submeter igualmente a debate no Conselho Europeu de Março e contribuir para revigorar o processo. Saiba mais no nosso dossier.

 

Mas trazemos outras propostas para si. Sabia que a primeira semana de Março é das Cibercompetências ou e-Skills? Perceba no canal Cidadania porque é tão importante favorecer o uso das tecnologias de informação e comunicação para a economia do conhecimento. E a propósito veja quais os concursos abertos a que poderá concorrer.

 

Na nossa Biblioteca poderá consultar o livro que lhe sugerimos para leitura se quiser ficar a saber exactamente o que fazer e como se preparar para concorrer a lugares nas instituições comunitárias.

 

Esteja atento aos próximos acontecimentos no canal CIEJD.

 

Destaco o lançamento em Aveiro no dia 3 de Março do nº 1 da revista electrónica Debater a Europa, um periódico do Centro Jacques Delors e do Centro Europe Direct de Aveiro em parceria com as representações das Instituições Europeias em Portugal e o Centro CEIS20 da Universidade de Coimbra e a Futurália de 10 a 13 de Março na FIL em Lisboa.

 

Temos tantas propostas interessantes para si no Espaço Europa da Futurália que vai ficar com pena se faltar.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana