recomendar este canal

Prémio Europeu para as Autoridades Locais e Regionais

Prémio Europeu
Prémio Europeu
ver Links Links relacionados
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa

Atribuição anual

Criado em 1955 pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, o Prémio Europeu para as Autoridades Locais e Regionais é entregue anualmente a municípios e autarquias.

 

Objetivos

Destinatários

Como participar

Júri

Prémios

Fontes oficiais

 


 

Objetivos

 

O Prémio Europeu para as Autoridades Locais e Regionais procura premiar municípios e autarquias que tenham desenvolvido iniciativas e programas no sentido de promover a ideia de Europa, bem como a transmissão e partilha dos valores que lhe estão subjacentes.

 


topo

Destinatários

 

Qualquer autoridade local ou regional dos 47 Estados-Membros do Conselho da Europa.

 


topo

Como participar

 

As autarquias/municípios interessadas em participar neste prémio devem submeter a sua candidatura até ao dia 15 de janeiro.

 

Cada município deve incluir na candidatura uma carta do Presidente da câmara municipal e um relatório de no máximo 15 páginas, que abranja os seguintes critérios:

  1. Projetos de twinning, cooperação e parceria com outros municípios;
  2. Organização de eventos de promoção da Europa e dos seus ideais, assim como no dia da Europa (9 de Maio);
  3. Eventos de solidariedade europeia e internacional;  
  4. Membro de organizações de autoridades locais.

 


topo

Júri

 

O Sub-Comité do Prémio irá analisar as inscrições, enviando as suas escolhas para o Comité dos Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável para aprovação.

 

Os municípios selecionados serão informados por correio electrónico e receberão posteriormente sugestões relativas à cerimónia de entrega dos prémios.

 


topo

Prémios

 

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa atribui quatro prémios:

 

  • Diploma Europeu (20) - os presidentes das cidades vencedoras receberão o diploma numa cerimónia do Palácio da Europa em Estrasburgo durante uma sessão da Assembleia Parlamentar;

 

  • Bandeira de Honra (15 a 25) - um membro da Assembleia Parlamentar presenteará com uma bandeira a autoridade vencedora numa cerimónia municipal aberta ao público;

 

  • Placa de Honra (8 a 10) será oferecida por um membro da Assembleia Parlamentar ao município vencedor numa cerimónia que conta com a participação da população local;

 

  • Prémio Europa (1 ou 2) - é o maior prémio da competição sendo entregue aqueles que revelaram um grande esforço na promoção da unidade europeia. O prémio é acompanhado por um troféu, uma medalha de bronze, um pergaminho comemorativo e ainda uma bolsa de 10 000 EUR para visitas de estudo europeias para os jovens.

 

O vencedor do Prémio Europa da edição de 2017 foi Lublin (Polónia).

Consulte a lista dos restantes vencedores aqui.

 


topo

Fontes oficiais

 

Sitio Internet prémio Europa [en]

Sitio Internet Assembleia Parlamentar Conselho da Europa [en]

Brochura [en]

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.