recomendar este canal

Editorial

Combate à pobreza e coesão social

Janeiro de 2010

Caro utilizador

 

Esta é a primeira newsletter de carácter geral que lhe enviamos este ano. Aproveito para fazer votos para que as notícias que lhe levamos possam contribuir para que possa sentir-se mais informado sobre a actualidade europeia e sobre a participação do nosso país na vida comunitária.

 

O combate à pobreza e exclusão social é um tema a que a União Europeia vai conferir prioridade durante este ano.

 

Como tem sido largamente noticiado o Ano Europeu é dedicado ao tema sendo por isso uma grande oportunidade para sensibilizar sobre as questões da pobreza e da exclusão social, mostrar a interligação daquelas questões com outros temas de grande importância, levar-nos a questionar sobre as nossas opções enquanto cidadãos e as políticas que estão a ser realizadas para diminuir a pobreza e a exclusão social.

 

Consulte a nossa proposta na Informação onde poderá encontrar um conjunto de dados e propostas de leitura muito interessantes que decididamente nos interpelam a favor da coesão social.

 

Outra das prioridades da UE em 2010 que se liga de forma natural ao tema anterior é a definição da estratégia pós 2010 que sucede à estratégia de Lisboa, que será designada pela estratégia UE 2020. Como é conhecimento dos nossos utilizadores, através da consulta pública que noticiámos, está previsto que a Comissão Europeia apresente formalmente a sua proposta muito em breve, a fim do Conselho Europeu da Primavera a discutir. Aceite a nossa sugestão de leitura e fique a saber qual o contributo de Portugal para esta estratégia que tem a ver com todos nós e com o desenvolvimento económico sustentável que desejamos para Portugal.

 

Temos muitas outras sugestões para si. Porque não participar nos vários prémios que lhe apresentamos no Canal Cidadania, saber como a Espanha está a assegurar a Presidência da União, quais as suas prioridades para este semestre ou vir à nossa Biblioteca onde encontrará disponíveis para a sua consulta os relatórios portugueses de 1990-2008 do Congresso da Federação Internacional de Direito Europeu, em matéria de Direito Europeu?

 

Finalmente um convite irrecusável: junte-se a nós no Facebook. É verdade, desde o dia 7 de Janeiro que o Centro Jacques Delors tem a sua presença institucional nas redes sociais! Queremos que faça parte do nosso clube de fãs. Esperamos por si!

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana