recomendar este canal

Editorial

Um mês de acontecimentos importantes para a Europa e para o Mundo

Dezembro de 2009

Caro utilizador,

 

Já deve ter reparado que é frequente na comunicação que mantemos consigo, através da newsletter que lhe enviamos ou pela informação organizada e actualizada que lhe oferecemos no Canal Cidadania, chamarmos a sua atenção para os inquéritos e consultas públicas promovidas pela Comissão Europeia a todos os cidadãos europeus.

 

De facto as consultas públicas são meios de comunicação com inegável interesse que poderão permitir ao cidadão interagir e manifestar as suas ideias e preocupações, às administrações dos Estados-Membros compreender melhor as necessidades dos cidadãos e das empresas, e às instituições da União Europeia adequar e elaborar as políticas comunitárias a partir da análise dos resultados. Aceite por isso o nosso desafio, informe-se e participe nas Consultas, sobre a iniciativa da cidadania europeia, decorrente do Tratado de Lisboa e sobre a nova estratégia para a Europa.

 

E vem muito a propósito dizer-lhe que dentro de dias iremos enviar-lhe uma newsletter inteiramente dedicada ao Tratado de Lisboa, que entrou em vigor no passado dia 1 de Dezembro. Entretanto experimente responder ao quizz que actualizámos e teste os seus conhecimentos.

 

Está a decorrer a Conferência de Copenhaga no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas. É um tema de enorme complexidade e fonte de grande preocupação para o mundo inteiro. A União Europeia tem assumido liderança no debate e na assumpção de compromissos para combater os seus efeitos. Será necessário, porém, alcançar um acordo abrangente e ambicioso de todas as partes na Conferência. Saiba mais sobre o que está em causa com a leitura que lhe sugerimos disponível em linha e com o conteúdo sobre a UE e a Conferência de Copenhaga.

 

Se vier para o pé do Rio, dê uma volta até ao Cais do Sodré, venha conhecer o novo espaço da Biblioteca, onde encontra todos os serviços que lhe recomendamos no Canal CIEJD. Aproveite para saber também qual a nossa oferta formativa para 2010.

 

Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um bom Ano Novo, em nome de toda a equipa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors que ao longo de 2009 o acompanhou. Em Janeiro voltaremos à sua companhia.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana