recomendar este canal

Prémios ONU de Serviço Público

Prémios das Nações Unidas de Serviço Público
Prémios das Nações Unidas de Serviço Público
ver Links Links relacionados
Organização das Nações Unidas

Atribuição anual

Criados em 2003, os Prémios ONU de Serviço Público constituem o reconhecimento internacional da excelência em serviços públicos. Premeiam as realizações bem sucedidas e criativas, bem como os contributos dos serviços públicos em prol de uma Administração Pública mais eficaz à escala mundial.

 

Objetivo

Destinatários

Categorias

Como participar

Cerimónia de entrega

Fonte oficial

 


 

Objetivo

 

A competição visa reconhecer o contributo das instituições da administração pública, promover o profissionalismo, a imagem e eficiência dos serviços prestados pelas administrações públicas.

A atribuição do prémio procura, igualmente, estimular a inovação e a partilha de boas práticas entre as administrações públicas dos Estados-membros da ONU.

 


topo

Destinatários

 

Podem concorrer todos os organismos públicos e agências de dimensão nacional, regional e local, bem como parcerias público-privadas (PPP), Organizações não-Governamentais (ONG) que colaborem diretamente com os governos nacionais e organizções que em outsourcing exerçam funções de serviço público.

 

Por sua vez, as nomeações dos organimos supracitados devem ser realizadas por uma entidade diferente da instituição nomeada. Estas podem ser Departamentos e Agências governamentais, Universidades, Organizações não-Governamentais, Associações de Profissionais, etc.

 


topo

Categorias

 

Os Prémios de Serviço Público encontram-se divididos em diferentes categorias:

 

  • Prevenção e combate à corrupção no serviço público;
  • Melhoria no fornecimento de serviços;
  • Estimular e promover a participação nos momentos de decisão política através da introdução de mecanismos inovadores;
  • Enquadrar a Administração Pública, numa estratégia comum de governo fazendo uso das potencialidades que a "Era da Informação" tem para oferecer;
  • Promover um fornecimento de serviços responsável para os dois sexos.

 

Os vencedores são escolhidos com base na seguinte organização geográfica:

 

  • África;
  • Ásia-Pacífico;
  • Europa e América do Norte;
  • América Latina e Caraíbas;
  • Ásia Ocidental

 


topo

Como participar

 

As nomeações podem ser submetidas numa das seis línguas oficiais da ONU (árabe, francês, inglês, russo, chinês e espanhol). 

 

Estas devem ser acompanhadas de duas cartas de recomendação e de entre 2 a 5 documentos que permitam explicar em que consiste a nomeação. Os documentos podem ir desde inquéritos feitos às populações até breves filmes explicativos ou artigos de jornal.

 


topo

Cerimónia de entrega

 

Em 2015, a cerimónia de entrega dos prémio realizou-se em sintonia com o Dia dos Serviços Públicos e enquadrada dentro dos objetivos presentes no "Millennium Development Goals".

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio do Prémio [en]

Regulamento do Prémio [en] (PDF)

Edição de 2017 [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.