recomendar este canal

Editorial

Efemérides e iniciativas para sentir mais a Europa

Outubro de 2009

Caro utilizador,

 

Muitas iniciativas por toda a Europa têm assinalado este ano o 20º aniversário das mudanças democráticas ocorridas nos países da Europa central e oriental.

 

O site da Comissão Europeia 1989-2009 é um convite a saber mais sobre a queda do Muro de Berlim. Contém testemunhos, arquivos, vídeos sobre o que se passou no dia 9 de Novembro de 1989 e tem informação sobre as celebrações 20 anos depois.

 

É importante celebrar a efeméride na medida em que pode ajudar-nos a tomar maior consciência da importância da instauração da democracia na Europa para todos nós cidadãos europeus. Informe-se sobre a Conferência organizada pela CE em Portugal, que irá ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Este mês trazemos-lhe novas propostas para saber mais sobre a UE.

 

A primeira sugestão é em si mesma um desafio. Conheça o que a Biblioteca EU Bookshop tem para lhe oferecer. Saiba que tem à sua disposição, de forma gratuita, uma biblioteca electrónica de mais de 14 milhões de páginas em formato PDF, optimizado para a Web, desde documentos históricos até publicações mais recentes. A sugestão de leitura que lhe recomendamos é o mais recente livro de Isabel Valente, especialista em assuntos europeus, sobre as Regiões Ultraperiféricas portuguesas: uma perspectiva histórica. Dê um salto à nossa Biblioteca onde poderá consultá-lo e onde estaremos à sua disposição para o ajudarmos em qualquer pesquisa de que necessite.

 

No canal cidadania há vários conteúdos com interesse para a sua leitura. Destaco um, pela sua singularidade e exemplo excepcional do exercício de cidadania. É com muito gosto que o informamos da atribuição do Prémio Mercado Único a Aurora de Freitas, pela Presidência sueca da União e pela Comissão Europeia.

 

É um prémio que se destina a reconhecer organizações ou pessoas que contribuíram para melhorar a livre circulação no espaço europeu. Foi a primeira vez que o prémio foi atribuído e Aurora de Freitas é bem merecedora. Saiba porque é que esta cidadã portuguesa a residir em França merece sem dúvida este alto galardão. A sua luta pela afirmação dos direitos dos cidadãos portugueses emigrados, no mercado interno, é exemplar. 

 

E porque estamos a falar de Prémios, se tem intenção de concorrer ao Prémio Jacques Delors, saiba que ainda pode fazê-lo até 16 de Novembro.

 

Numa altura em que a conclusão da ratificação do Tratado de Lisboa poderá estar para muito breve convido-o ainda a conhecer um conjunto diversificado de acções do Plano de Comunicação sobre a UE relativas ao Tratado de Lisboa em destaque nesta edição. Visite o Blog, ou participe nas redes sociais e no concurso. No nosso dossier electrónico poderá encontrar também um conjunto significativo de recursos.

 

Boas leituras

 

A Directora

Clotilde Câmara Pestana