recomendar este canal

Dias da Diversidade

«Promova a igualdade – faça a diferença!» slogan da iniciativa
«Promova a igualdade – faça a diferença!» slogan da iniciativa
ver Links Links relacionados
Iniciativa da campanha de informação «Pela Diversidade. Contra a Discriminação»

15 a 18 de Outubro de 2009, 10h - 24h, Centro Comercial Colombo (Lisboa)

O CIEJD apoiou o evento «Dias da Diversidade» contribuindo para a sua divulgação.

«Dias da Diversidade» foi uma iniciativa da campanha de informação «Pela diversidade. Contra a discriminação» promovida pela Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia.

 

Para além de Portugal, os «Dias da Diversidade» vão passar pelo Chipre, pelo Luxemburgo e Suécia.

 

Objectivo

 

Envolver os cidadãos no tema, convidando-os a participarem em actividades através das quais podem compreender as questões em torno da discriminação e diversidade. As actividades foram programadas tendo em vista encorajar a abertura de espírito entre os participantes, de forma a contribuir para a promoção de um melhor entendimento acerca da diversidade no local de trabalho e na sociedade em geral.

 

Destinatários

 

Público em geral

 

Actividades

 

15 a 18 de Outubro

 

  • Ping-pong em cadeira de rodas - Tem como objectivo convidar os visitantes a jogarem ping-pong numa cadeira de rodas de forma a viver a sensação de ter uma deficiência física;
  • Pintar pela Diversidade - Pintar de uma maneira diferente, com a boca;
  • Mosaico de Fotografias - Tirar uma fotografia, com uma máquina de revelação instantânea, que será colocada num mural fotográfico com a mensagem: «Não perca tempo a descobrir as diferenças. Somos tod@s responsáveis», numa clara relação com o jogo «Descubra as Diferenças»;
  • Quiz Electrónico Anti-Discriminação - Um quiz electrónico sobre discriminação, com perguntas de resposta imediata. Serão atribuídos prémios aos vencedores do quiz;
  • Baú do Compromisso – Um baú que servirá de depósito para as mensagens dos visitantes (ideias para combater a discriminação, comentários, mensagens de encorajamento, entre outras).

 

15 e 16 de Outubro

 

  • Actuações musicais - Dança africana, dança cigana e dança ucraniana;
  • Interpretação e tradução inloco – Vários tradutores, de várias nacionalidades, estarão à disposição dos visitantes para traduzir e dialogar em várias línguas;
  • Workshops/Jogos educativos – Para as escolas interessadas em participar serão dinamizadas actividades de grupo pelas Organizações presentes.

 

17 e 18 de Outubro

 

  • Actuações musicais - Dança africana, rap de intervenção e hip-hop;
  • Presença de um intérprete de braille e de um intérprete de língua gestual;
  • Mural «O que é o feminismo?» – Os visitantes são convidados a expressar a sua resposta quanto a esta questão, escrevendo em post-it’s que serão afixados.

 

Paralelamente às actividades, um stand da Comissão Europeia apresentará as principais actividades que têm sido implementadas ao abrigo da Campanha «Pela Diversidade. Contra a Discriminação».

 

Outros stands serão ocupados por ONG, Parceiros Sociais e Organismos Públicos, para promoção das actividades e esclarecimento das suas áreas de actuação.

 

Slogan

 

Promova a igualdade – faça a diferença!

 

Sobre a campanha

 

A Direcção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia desenvolve, desde 2003, uma campanha de informação pan-europeia sobre o combate à discriminação com base na origem étnica, religião ou crença, idade, deficiência e orientação sexual.

 

A campanha «Pela diversidade. Contra a discriminação» destina-se a informar as pessoas sobre os seus direitos ao abrigo da legislação comunitária contra a discriminação, a promover os benefícios positivos da diversidade no local de trabalho, assim como a fornecer contactos de organizações a vítimas de discriminação.

 

Saber mais...

 

Campanha de informação da UE «Pela Diversidade. Contra a Discriminação.»

www.stop-discrimination.info

 

 


Última actualização: 2009-10-19