recomendar este canal

Editorial

Sugestões para o regresso de férias

Setembro de 2009

Caro utilizador,

 

É com muito agrado que voltamos ao seu contacto e com vários assuntos que certamente o poderão interessar.

 

A primeira proposta vai para os Cientistas ao Palco, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa aproximar o público da ciência e que vai ter lugar dia 25, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa toda a tarde e noite dentro, com muitas actividades lúdicas, ao ar livre, contemplando diversas áreas científicas de forma simples e descontraída. O Centro também vai estar presente para o receber. É uma iniciativa que se realiza igualmente em outras cidades do país e uma óptima maneira de terminar a semana.

 

Criar as condições para a mobilidade dos cidadãos tem sido uma preocupação constante da União Europeia. Ao nível dos estudantes foram dados importantes passos nesse sentido. A partir do próximo ano lectivo, os alunos que frequentam o ensino secundário poderão adquirir uma experiência europeia de ensino, por um período que poderá ir até 10 meses. Saiba mais no canal formação sobre esta iniciativa do Programa Comenius.

 

A mobilidade coloca-nos perante a necessidade de compreender e falar as línguas quando queremos comunicar com as pessoas de outros países, organizações ou empresas. A União Europeia tem aproveitado todos os momentos para salientar o valor económico e cultural da língua e para incentivar os seus cidadãos a aprender línguas ao longo da vida. O dia 26 de Setembro assinala todos os anos, o dia europeu das línguas. Convidamo-lo a ler a informação que publicamos a propósito e que espelha o esforço que está a ser feito e que ainda falta fazer nesse sentido, em muitos países europeus.

 

Quero também chamar a sua atenção para as várias oportunidades que lhe trazemos no canal cidadania,  das quais destaco a área do voluntariado. Veja com atenção porque são muitas e diversificadas as propostas ao seu alcance na ajuda solidária.

 

Relembro-lhe que está aberto o prazo de candidatura ao Prémio Jacques Delors 2010 até 16 de Novembro. É um prémio que o Centro Jacques Delors atribui anualmente distinguindo dessa forma um trabalho de investigação sobre a União Europeia. No canal CIEJD poderá consultar o Regulamento.

 

“Uma Europa sem Deus?” é título da sugestão de leitura que lhe deixamos. Venha à nossa Biblioteca onde encontrará esta obra disponível para consulta. Aproveite para conhecer o novo espaço do CIEJD, no Cais do Sodré e inteire-se de toda a oferta informativa e formativa que preparámos para aproximar cada vez mais a União Europeia dos cidadãos.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana