recomendar este canal

Os desafios da Criatividade e da Inovação

Debate/lançamento da Revista «Europa: Novas Fronteiras» n.os 24/25

21 de Janeiro de 2009, 10h30, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors apresentou a revista «Europa: Novas Fronteiras» dedicada ao tema «Os desafios da Criatividade e da Inovação», nas suas instalações, no Palacete do Relógio, no Cais do Sodré.

 

A iniciativa contou com intervenções de personalidades que representaram Portugal durante o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI).

Carlos Zorrinho, actual Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, fez um balanço sobre o Ano Europeu.

O Embaixador para Portugal do AECI, Leonel Moura, apresentou o Manifesto para a Criatividade e Inovação na Europa, um Manifesto que em 7 prioridades e 7 linhas de acção promete dar um novo impulso à inovação e à mudança.

A importância que a Comissão Europeia atribui à Criatividade e à Inovação foi explanada pela Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques.

 

Nesta ocasião foram também apresentados dois projectos inovadores realizados no âmbito do Parceria de Gestão estabelecida entre a Comissão Europeia e o Governo Português. Trata-se de duas acções do Plano de Comunicação 2009 que estão a decorrer em pleno e que mostram na prática como a Criatividade e Inovação está a ser comunicada aos jovens e professores:

 

  • Publicação «A Europa nas nossas mãos - Imagina, Cria e Inova», CHRIS/Tribuna da Memória
  • Curso de B-learning para professores «A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação», Novabase 

 

O acesso à iniciativa foi livre mediante inscrição.

 

Documentos apresentados

 

Intervenção/apresentaçãoOrador
Revista «Europa: Novas Fronteiras» n.os 24/25 (PDF 64KB) Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD
O Manifesto para a Criatividade e Inovação na Europa (PDF 64KB) Leonel Moura, Embaixador para Portugal do Ano Europeu da Criatividade e Inovação
A Europa da Cidadania, da Criatividade e da Inovação (PDF 1,58MB) | Curso de formação em Blended Learning (vídeo 3m17s) Mário Figueira, Novabase
A Europa nas nossas mãos. Imagina, Cria e Inova (PDF 1,61MB) Christelle Rodrigues, CHRIS/Tribuna da Memória

 

Sobre a revista

 

O CIEJD organizou a revista em torno de oito verbos que representam as áreas de aplicação da Criatividade e da Inovação: Comunicar, Imaginar, Aprender, Inventar, Criar, Realizar, Cooperar e Viver, procurando respeitar o programa que, a nível nacional, concretizou o Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

 

Para tal, o Centro convidou vários especialistas, a nível nacional e internacional, a escreverem sobre os temas ligados aos verbos e que representam as várias áreas do saber e do viver da sociedade, mostrando como a criatividade e inovação podem estar patentes nas realidades mais diversas ao serviço dos cidadãos.

 

«Os desafios da Criatividade e Inovação» pretende levar os cidadãos a encarar a mudança como uma oportunidade e um desafio, motivar a reflexão sobre a investigação, a competitividade e o conhecimento, criando novas sinergias e promovendo as já existentes.

 

Saber mais...

 

Registo bibliográfico - contém índice, nota de abertura, capa e contracapa

Directório - Fontes da UE na Internet - versão Internet

 

Encomendas

 

Contactar Principia Editora

 


Última actualização: 2010-01-29