recomendar este canal

Editorial

Boas férias, voltamos ao seu encontro em Setembro

Julho de 2009

Caro utilizador

 

A dinâmica sempre presente na vida e construção europeia torna por vezes difíceis as nossas escolhas sobre o que destacar. Optámos nesta newsletter por lhe oferecer um conjunto variado de assuntos.

 

Saiba quais os temas a que a Presidência do Conselho em exercício, a cargo da Suécia, vai conferir prioridade neste novo semestre e quais os desenvolvimentos que podemos esperar das políticas, através do Programa. O Tratado de Lisboa merecerá certamente um especial empenho da Presidência se for ratificado por todos os Estados-Membros, como se espera.

 

A este propósito, aceite a nossa sugestão de leitura e aprofunde um pouco mais sobre o “Tratado de Lisboa e o Futuro da Europa", uma obra de Pedro Álvares, num projecto da Comissão Europeia, no âmbito da Parceria de Gestão daquela instituição com o Governo português e de que temos vindo a informá-lo anteriormente.

 

Dois outros tópicos a não perder. O relatório da Comissão Europeia sobre “Dados de Educação na Europa”, que apresenta uma perspectiva global sobre a organização dos sistemas educativos europeus e o desempenho em cada um dos países. Um tema decisivo no contexto de recuperação de crise e na resposta da Europa aos novos desafios. E a propósito do tema educação, conheça o projecto Primavera da Europa. Saiba o seu alcance em Portugal e na UE. É uma iniciativa, coordenada a nível nacional pelo Ministério da Educação, que todos os anos estimula os nossos jovens, nas suas escolas, a debater temas europeus e promove a cidadania participativa dando-lhes também a possibilidade de fazerem ouvir as suas vozes sobre questões europeias.

 

Aproveite as suas férias, vá para a praia mas antes siga o nosso conselho, conheça as novas regras de rotulagem e verifique o seu protector solar.

 

Nós voltamos ao seu encontro em Setembro.

 

Tenha um bom descanso e tranquilamente Imagine um Mundo Novo. Tire a propósito a suas fotografias e concorra até 31 de Agosto.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana