recomendar este canal

Editorial

Bem-vindo a esta edição de Verão!

Junho de 2009

Caro utilizador

 

Começo por chamar a sua atenção para o Prémio Jacques Delors 2009. A cerimónia de entrega será já no dia 24, nas nossas novas instalações do Palacete do Relógio, de frente para o Tejo, ao Cais do Sodré. A obra vencedora deste ano contempla a área da política externa. Saiba mais sobre esta distinção conferida anualmente a obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa, que vem sendo atribuída desde 1996.

 

Por falar na nova estação, tome nota do primeiro Seminário de Verão sobre Estudos Europeus que o CIEJD e o Centro Europe Direct de Aveiro vão realizar no fim deste mês, caso esteja interessado em Debater a Europa. Será uma boa oportunidade para analisar e questionar, sobre um conjunto diversificado de matérias da agenda europeia.

 

A sugestão de leitura vai para um livro produzido pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal (GPE), 60 anos de Europa. Graças à relação de parceria do CIEJD com o GPE poderá consultar aquela obra on-line ou na nossa biblioteca.

 

Mas temos outras propostas para si. Veja as acções de informação e comunicação realizadas no 1º semestre deste ano, no âmbito do Plano de Comunicação sobre a UE de 2008. Estas acções resultam da Parceria de Gestão celebrada entre o Governo Português e a Comissão Europeia e que permitiu lançar um conjunto diversificado de actividades educativas, eventos, conferências, produção de conteúdos e publicações realizados por empresas, universidades e organizações não governamentais.

 

Passe pelo Canal de cidadania e fique a conhecer o novo portal de artigos seleccionados sobre assuntos europeus. A terminar, deixamos-lhe um desafio. Se tem ideias criativas, o Criar 2009, um Concurso Nacional de Ideias Criativas, a decorrer no âmbito do ano Europeu da Criatividade e Inovação, pode ser uma boa aposta para si.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana