recomendar este canal

Prémio Inventor Europeu do Ano

Prémio Inventores Europeus do Ano
Prémio Inventores Europeus do Ano
ver Links Links relacionados
Instituto Europeu de Patentes e Comissão Europeia

Atribuição anual.

 

Todos os anos, o Instituto Europeu de Patentes, em conjunto com a Comissão Europeia, procedem à entrega do Prémio Inventor Europeu do Ano. Trata-se de uma oportunidade única de reunir algumas das figuras mais inovadores e influentes a nível mundial, no mundo dos négocios, política, media e ciência.

A receção anual das candidaturas é entre abril a outubro.

 

Objetivo

Categorias

Destinatários

Como participar

Júri

Cerimónia oficial

Prémio

Fonte oficial

 


 

Objetivo

 

Premiar e reconhecer publicamente o que de melhor se tem feito na Europa e no mundo em matéria de inovação, nas áreas da indústria, PME, saúde, energia e ambiente.

 


topo

Categorias

 

Os prémios subdividem-se em diferentes categorias:

 

  • Indústria;
  • PME;
  • Investigação;
  • Inventores de países fora da União Europeia;
  • Carreira profissional global.

 


topo

Destinatários

 

Este programa está aberto a cidadãos europeus e de outros continentes.

 


topo

Como participar

 

Anualmente, os avaliadores de patentes do IEP e dos seus Estados-Membros propõem inventores cujas invenções foram patenteadas. Desde 2009, o público pode também propor inventores que tenham contribuído significativamente para a inovação na Europa.

 

É então elaborada uma lista mais restrita dos candidatos propostos pelos avaliadores e pelo público e apresentada a um júri internacional. Este júri irá nomear três inventores por categoria para a fase final e, seguidamente, escolher o vencedor de cada categoria.

 


topo

Júri

 

Um painel do IEP irá analisar os nomeados e verificar se as patentes propostas ainda são válidas e se satisfazem os critérios da concorrência. Irá então criar uma lista mais restrita de nomeados para apresentar a um júri internacional, que será composto por empresários, cientistas, jornalistas e outras personalidades de destaque que irá escolher os vencedores de cada categoria.

 


topo

Cerimónia oficial

 
Todos os candidatos são convidados para uma cerimónia de gala, onde são revelados os vencedores. Em 2013, Amesterdão foi a cidade eleita para receber a cerimónia, a lista das restantes cidades poderá ser consultada aqui. Em 2016, a entrega dos prémios teve lugar em Lisboa, Portugal.

 


topo

Prémio

 

O prémio consiste num troféu em forma de vela, uma das invenções mais antigas e mais dinâmicas do mundo.

 

Na edição de 2013, uma invenção portuguesa esteve entre os finalistas da categoria indústria. O setor industrial em causa é o da cortiça e a invenção centra-se no desenvolvimento de uma técnica para aumentar o volume da cortiça por intermédio de microradiação. Saiba mais aqui.

 

A edição de 2016 teve como finalistas na área da investigação, os portugueses Elvira Fortunato e Rodrigo Martins com os transistores de papel. Esta invenção consiste na substituição do tradicional sílicio, como isolante do transistor, por papel.

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio do prémio Inventores Europeus do Ano [en]

Apresentação do Prémio [en]

Finalistas e vencedores de 2015 [en]

Finalistas e vencedores de 2016 [en]

Votação do Prémio de Popularidade 2016 [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.