recomendar este canal

Editorial

Em Maio fala-se ainda mais da Europa

Maio de 2009

Caro utilizador

 

São as comemorações do dia da Europa, que se prolongam por mais dias, para além do 9 de Maio, como de resto aconteceu este ano na Estação do Rossio, em Lisboa e é também a época do ano em que o programa curricular escolar trabalha os temas europeus com especial incidência. Por isso a comunidade escolar aproveita também o momento para realizar actividades e desenvolver iniciativas de sensibilização dos estudantes, professores, pessoal não docente e pais.

 

Veja no canal de Formação os conteúdos pedagógicos que o Centro Jacques Delors preparou neste âmbito: a contextualização do dia da Europa e o que significam os novos desafios da criatividade e inovação para a União Europeia. Mas temos mais para lhe apresentar. Tome conhecimento das muitas acções que estão a decorrer em todo o país, fruto dos concursos lançados junto da sociedade civil pelo Centro Jacques Delors, enquanto Organismo Intermediário da Parceria de Gestão entre o Governo português e a Comissão Europeia.

 

E um dos muitos desafios a que a Europa quer dar resposta é o de preparar as novas gerações para o futuro para que estejam mais aptas para fazerem face às múltiplas questões com que se deparam no mundo globalizado de hoje. Convido-o a visitar o canal Cidadania e a conhecer a nova Estratégia da Comissão Europeia para Investir e Mobilizar a Juventude.

 

O envelhecimento populacional da Europa é uma realidade preocupante com que a UE se confronta e sobre o qual muito se tem reflectido. Apresentamos-lhe nesta newsletter o último relatório da Comissão Europeia sobre o Envelhecimento e algumas previsões de impacto económico que as alterações demográficas arrastam.

 

Aproveite as nossas sugestões de leitura e saiba também que lançámos um novo número da Revista Europa: Novas Fronteiras, "Ligando Mundos", dedicado ao diálogo entre as culturas.

 

A terminar, é com muito gosto que o CIEJD anuncia aos seus leitores que o Prémio Jacques Delors 2009 já foi atribuído. Saiba qual foi a obra premiada e quais as menções honrosas.

 

Boas leituras.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana