O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) realizou a cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors 2009 a 24 de Junho, pelas 17 horas, nas suas instalações, no Palacete do Relógio, no Cais do Sodré.
O estudo vencedor do Prémio Jacques Delors deste ano tem por título «Segurança e Defesa na Narrativa Constitucional Europeia, 1950-2008» e é da autoria de Bruno Oliveira Martins.
O laureado para além da edição da obra recebeu uma compensação pecuniária no valor de cinco mil euros.
Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal e Presidente do júri teve a seu cargo a apresentação das obras premiadas.
O Prémio Jacques Delors é patrocinado pelo Banco de Portugal e resulta de uma co-edição entre a Principia e o CIEJD.
A apreciação dos trabalhos concorrentes esteve a cargo do júri constituído por Vítor Constâncio, Isabel Mota, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Embaixador José Paulouro das Neves.
Este ano, foram ainda atribuídas duas menções honrosas. Uma a Cláudia Fernandes Martins pela obra «O Novo Regime do Financiamento dos Serviços de Interesse Económico Geral», disponibilizada na Biblioteca Infoeuropa, e outra a Miguel Curvelo Arruda Pacheco pelo obra «Desafios federais para uma união política – a superação do Estado-Nação como alvo das expectativas individuais».
Prémio Jacques Delors
Esta é a 12ª edição do Prémio Jacques Delors desde a sua instituição em 1996. A distinção tem por objectivo incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Abrange teses de mestrado e de doutoramento que não tenham sido objecto de publicação. É atribuído por um júri constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.
Saber mais...
Na Biblioteca Infoeuropa: Segurança e Defesa na Narrativa Constitucional Europeia, 1950-2008 | O Novo Regime do Financiamento dos Serviços de Interesse Económico Geral
Última actualização: 2009-07-01