recomendar este canal

Prémio Jacques Delors 2009

Prémio Jacques Delors
Prémio Jacques Delors
ver Links Links relacionados
Cerimónia de atribuição

24 de Junho de 2009, 17 horas, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) realizou a cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors 2009 a 24 de Junho, pelas 17 horas, nas suas instalações, no Palacete do Relógio, no Cais do Sodré.

 

O estudo vencedor do Prémio Jacques Delors deste ano tem por título «Segurança e Defesa na Narrativa Constitucional Europeia, 1950-2008» e é da autoria de Bruno Oliveira Martins.

 

O laureado para além da edição da obra recebeu uma compensação pecuniária no valor de cinco mil euros.

 

Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal e Presidente do júri teve a seu cargo a apresentação das obras premiadas.

 

O Prémio Jacques Delors é patrocinado pelo Banco de Portugal e resulta de uma co-edição entre a Principia e o CIEJD.

 

A apreciação dos trabalhos concorrentes esteve a cargo do júri constituído por Vítor Constâncio, Isabel Mota, Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Embaixador José Paulouro das Neves.

 

Este ano, foram ainda atribuídas duas menções honrosas. Uma a Cláudia Fernandes Martins pela obra «O Novo Regime do Financiamento dos Serviços de Interesse Económico Geral», disponibilizada na Biblioteca Infoeuropa, e outra a Miguel Curvelo Arruda Pacheco pelo obra «Desafios federais para uma união política – a superação do Estado-Nação como alvo das expectativas individuais».

 

Prémio Jacques Delors

 

Esta é a 12ª edição do Prémio Jacques Delors desde a sua instituição em 1996. A distinção tem por objectivo incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Abrange teses de mestrado e de doutoramento que não tenham sido objecto de publicação. É atribuído por um júri constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.

 

Saber mais...

 

Na Biblioteca Infoeuropa: Segurança e Defesa na Narrativa Constitucional Europeia, 1950-2008 | O Novo Regime do Financiamento dos Serviços de Interesse Económico Geral

 


Última actualização: 2009-07-01