recomendar este canal

Dia da Europa: 9 de Maio

Comemorações

8 a 10 de Maio de 2009, Estação do Rossio, CCB, Teatro Camões (Lisboa)

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (DGAE/MNE), o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Presidência da União Europeia, representada pela embaixada da República Checa em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal comemoraram o Dia da Europa: 9 de Maio. Participaram também na organização das comemorações a Câmara Municipal de Lisboa e a REFER.

 

Actividades

 

Debates, uma exposição, um concerto, uma mostra de documentários dos 27, stands e animações tiveram  lugar em Lisboa no âmbito das comemorações do Dia da Europa em Portugal.

 

Locais/actividades

 

Estação do Rossio (Atrium inferior) - Diversas actividades
Centro Cultural de Belém - Mostra de documentários
Teatro Camões - Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa

 


 

Estação do Rossio (Atrium inferior) – Diversas actividades

 

O programa integrou uma diversidade de actividades de debate e animação, com stands permanentes de organismos da administração nacional da educação/formação/emprego, bem como das instituições europeias.

 

As actividades de informação e animação incidiram sobre a campanha «Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?»

 

Esta campanha visa promover, junto dos cidadãos, um melhor conhecimento sobre as políticas europeias nos domínios social, do emprego e da igualdade de oportunidades.

 

Programa (PDF 210 KB)

 

Destaques

 

8 de Maio

 

15h - 17h | Mesa Redonda
No seguimento da Cimeira Social, que reúne a Troika das Presidências e os Parceiros Sociais Europeus no dia anterior, 7 de Maio, em Praga | programa

17h45 | Lançamento do livro «60 anos de Europa, os grandes textos da construção europeia» - GPEP

18h - 20h | Debate com os cabeças de lista (ou os seus substitutos) dos partidos ou coligações candidatos(as), em Portugal, ao Parlamento Europeu.
Tema: «Propostas concretas de política europeia para os próximos cinco anos»

 

9 de Maio

 

15h - 17h | Frente a frente sobre o Futuro da Europa entre António Vitorino e Marcelo Rebelo de Sousa
Moderadores/jornalistas: José Alberto Carvalho, Teresa de Sousa e António Peres Metello

 

8 a 12 de Maio

 

Exposição

A exposição «Portugal Europeu – Meio Século de História» é uma viagem no tempo, através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a União Europeia nos últimos 50 anos.

 


topo

Centro Cultural de Belém - Mostra de documentários

 

8, 9 e 10 de Maio

 

Na mostra de documentário «Doc Europa» foram apresentados 27 filmes originários de cada um dos Estados-Membros da União Europeia.

 

Cada filme é um potencial espelho, em cujo reflexo ora nos reconhecemos, ora nos surpreendemos. Esta mostra é sobretudo um convite a pensarmos sobre nós próprios, sobre quem são os portugueses hoje e qual a nossa realidade dentro da Europa dos 27.

 

Iniciativa de entrada livre.

 

Saber mais: Doc Europa | folheto

 


topo

Teatro Camões – Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa

 

9 de Maio

 

21h | Concerto
A Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Augustin Dumay, realizou um concerto no âmbito das comemorações do Dia da Europa. Foram tocadas obras de Anton Webern, Claude Debussy, Maurice Ravel e Benjamin Britten.

 

Bilhetes: 5 €

 


topo

O que é o Dia da Europa?

 

A 9 de Maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês propõe a «organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir...» A denominada declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, «os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz» sendo por isso considerado o momento fundador do projecto europeu.

 

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a  divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.

 

O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

 


 

Última actualização: 2009-05-29

ver Links Links relacionados