recomendar este canal

Editorial

Março, um mês rico em acontecimentos

Março de 2009

Caros utilizadores

 

Bem-vindos a esta edição geral mensal. Sublinho geral porque decidimos iniciar uma nova edição da newsletter em Fevereiro, também com periodicidade mensal, mas dedicada em exclusivo a programas e candidaturas. Acreditamos que é um serviço de grande utilidade para os nossos leitores e para as muitas pessoas que nos têm contactado a pedir informações e orientação quanto aos programas comunitários e nacionais.

 

Março é um mês rico em acontecimentos da actividade comunitária.

 

As atenções de todos os países concentram-se na principal preocupação, a crise económica e financeira e na necessidade de uma retoma rápida que permita restaurar a confiança, combater o desemprego e a exclusão social. Propomos-lhe por isso a leitura da Comunicação da Comissão ao Conselho Europeu da Primavera sobre como "Impulsionar a Retoma Europeia" o qual decorre ainda à hora do fecho desta edição.

 

As Eleições Europeias 2009 estão a menos de 3 meses da sua realização. Há que informar sobre o Parlamento Europeu, o seu papel e importância para o dia a dia dos cidadãos. O Centro Jacques Delors participa no programa de informação a nível nacional, em conjunto com o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal. É um programa que se desenrola até Maio, de muitas formas e através de muitas iniciativas. Esteja atento e entretanto veja o conteúdo pedagógico que preparámos, "O Parlamento em Movimento". No caso de lhe apetecer clarificar um pouco mais algum termo, porque não consultar o Glossário no canal cidadania?

 

A concluir temos duas propostas para si. A primeira é uma sugestão para que veja a leitura que colocámos em destaque. A segunda é um convite. Na 2ª feira, dia 23 venha ao auditório CIUL no Picoas Plaza, às 15h00. Queremos debater consigo o tema Energia e Cidadania, num seminário que organizamos em parceria com a ERSE. Desta vez o enfoque é no cidadão, sobre o seu papel para um estilo de vida mais eco-suficiente. Consulte o canal CIEJD para saber mais. Contamos consigo e boa leitura.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana