recomendar este canal

Editorial

Criar e inovar, o grande desafio para 2009

Janeiro de 2009

Caro utilizador,

 

Gostaríamos de ter pela frente um quadro económico e social menos carregado, na Europa e globalmente.

 

As perspectivas convidam-nos porém a olhar os próximos meses de forma prudente mas ao mesmo tempo interpeladora quanto à nossa resposta, enquanto organismo que tem por missão informar e formar os cidadãos sobre as matérias europeias, num quadro de retracção económica e num ano em que terão lugar, em Junho, as eleições europeias. É nesse espírito que arrancámos o nosso trabalho este ano.

 

Para conhecermos melhor os desafios que temos pela frente na vida e construção europeias, convido os nossos utilizadores para três sugestões de leitura sobre as principais linhas estruturantes nos próximos meses. O Programa legislativo e de trabalho da Comissão Agir agora para uma Europa melhor, as Prioridades e o Programa da Presidência Checa do Conselho da União no actual semestre e o Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

 

Em 2009 o Centro Jacques Delors celebrará 15 anos desde a sua constituição que teve lugar a 9 de Maio de 1994. Ocorre este aniversário num ano particularmente interessante, em que a ideia mobilizadora para o nosso trabalho será um apelo muito estimulante à Imaginação, Criatividade e Inovação.

 

Um bom ano e boas leituras.

 

Clotilde Camara Pestana

Directora