recomendar este canal

Editorial

A juventude pela cidadania

Novembro de 2008

Caro utilizador

 

A primeira semana de Novembro foi a semana Europeia de Juventude em todos os Estados-Membros. Em Portugal tiveram lugar, um pouco por todo o país, desde Outubro, várias iniciativas, debates sobre várias temáticas e a encerrar um encontro nacional em Portimão.

 

Quais as necessidades e prioridades da nossa juventude relativamente à futura política europeia de juventude para a próxima década? Que expectativas quanto à agenda da UE, tendo em conta as eleições europeias para o Parlamento Europeu e uma nova Comissão Europeia em 2009? Se não participou nesta semana saiba que ainda vai a tempo de dar as suas ideias e opiniões on-line, até 25 de Novembro. Veja como no Canal Cidadania.

 

Damos nota da abertura para a apresentação de candidaturas ao Erasmus (mobilidade de pessoal e de estudantes) e saiba que oferecemos no Canal Formaçãonovos conteúdos pedagógicos destinados ao público jovem do ensino básico e secundário e ao público em geral, sobre um tema de enorme importância para todos. É o tema da energia e alterações climáticas.

 

A este propósito deixamos-lhe um desafio: venha participar no seminário "Cidades, que caminhos para a sustentabilidade" que o CIEJD organiza conjuntamente com o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, do Ministério do Ambiente, no dia 13, às 14h30, na casa do Ambiente e do Cidadão.

 

Com ajuda de bons especialistas vamos reflectir sobre os vários caminhos que as cidades podem explorar para reforçar a sua sustentabilidade, tendo presentes as preocupações energéticas e ambientais e os novos desafios tecnológicos.

 

Se quiser saber quais "Os últimos desenvolvimentos no Direito Comunitário" ou sobre a "Europa-África: olhares africanos" veja no Canal CIEJD quando são estas iniciativas em colaboração com o CIEJD, em outros espaços, neste tempo de espera da abertura das nossas instalações ao público.

 

Clotilde Camara Pestana

Directora