recomendar este canal

Novas perspetivas para o CIEJD

Clotilde Câmara Pestana
Clotilde Câmara Pestana
ver Links Links relacionados
Clotilde Câmara Pestana

Mensagem da Diretora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (de janeiro de 2008 a abril de 2018)

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) tem por missão estimular a participação dos cidadãos na vida e na construção europeias, promovendo o conhecimento dos assuntos da União Europeia.

Realiza e apoia o desenvolvimento de ações de informação, formação e animação pedagógica a nível nacional, nomeadamente, junto do público infantil e juvenil. Promove sessões de informação e debate sobre os temas mais pertinentes da atualidade europeia junto dos meios académicos, da sociedade civil, dos municípios, procurando comunicar a União Europeia a nível regional e local para um maior envolvimento de todos os cidadãos.

Com a alteração da configuração institucional do CIEJD para o quadro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, deixando de ser um organismo de direito privado, e com a assinatura da Parceria de Gestão entre o Governo português e a Comissão Europeia, abrem-se novas perspetivas para o CIEJD na sua missão de contribuir para informar sobre a União Europeia.

Ao CIEJD caberá o papel de Organismo Intermediário nesta Parceria de Gestão, assumindo as tarefas que lhe foram delegadas pela Comissão Europeia em matéria de gestão de atividades de informação, decididas em comum com as autoridades nacionais, no âmbito do Plano de Comunicação, incluindo a gestão de fundos disponibilizados pela Comissão Europeia.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors, através desta Parceria de Gestão, passa a disponibilizar mais recursos ao serviço da política de informação sobre a UE em Portugal o que poderá contribuir para reforçar a visibilidade e valorizar a ação da União Europeia, junto dos cidadãos, em complementaridade com as instituições comunitárias.

O CIEJD vê as suas novas competências como Organismo Intermediário da Parceria de Gestão como uma oportunidade acrescida para suscitar uma participação mais activa da sociedade civil no debate público europeu dos temas prioritários em matéria de comunicação.

O papel desempenhado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, desde a sua criação, ganha assim com a Parceria um novo impulso, ao conferir-lhe a possibilidade de criar sinergias entre os meios de ação disponíveis do CIEJD e da Comissão Europeia para levar a União Europeia mais próximo dos cidadãos.

Clotilde Câmara Pestana


Diretora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Outubro de 2008