recomendar este canal

Editorial

Desafio para uma participação mais activa

Outubro de 2008

Caro utilizador

 

Este mês trazemos-lhe várias propostas de leitura que o desafiam para uma participação mais activa enquanto cidadão europeu.

 

Dar a cada um de nós a possibilidade de expressar e partilhar publicamente o seu ponto de vista sobre todos os domínios de acção da União é um objectivo que faz parte da cidadania europeia activa. Veja quais os assuntos europeus em debate nos Fóruns e consultas públicas que lhe propomos e contribua com as suas ideias para a discussão.

 

Não deixe de participar na consulta pública A União Europeia e a Internet do futuro que lhe apresentamos no espaço Informação. A sua opinião é importante para a futura política europeia nesta matéria. A necessidade de transição para a 3ª geração da WEB e o posicionamento da Europa levou a Comissão a elaborar uma Comunicação, dirigida ao Conselho e Parlamento Europeu, sobre a "Internet das coisas", ou melhor, sobre a integração do mundo físico e dos objectos que fazem parte do nosso dia a dia nas redes de informação.

 

Saiba também que apoios estruturais existem para organizações de investigação e conheça no espaço Cidadania o novo sítio da Internet que a Comissão Europeia acaba de lançar, o Sistema de Transparência Financeira, onde lhe são disponibilizados os dados relativos aos beneficiários dos fundos europeus.

 

A completar as nossas propostas de leitura, encontrará na Biblioteca Infoeuropa os periódicos mensais INFO-PFUE sobre a Presidência Francesa da União Europeia, publicados pela Embaixada de França em Portugal. As 5 edições já disponíveis dão-lhe um panorama diversificado de temas, eventos e da actualidade europeia que estão a acontecer durante este semestre.

 

Clotilde Camara Pestana

Directora