recomendar este canal

Editorial

A actualidade europeia no portal Eurocid

Junho de 2008

Caro utilizador

 

Com o final de Junho termina a Presidência Eslovena da União Europeia, no decorrer da qual se deu início ao processo de ratificação do Tratado de Lisboa. No portal poderá dispor sempre das últimas actualizações no dossier sobre o Tratado, salientando-se em particular as conclusões do Conselho Europeu de 19 e 20 de Junho sobre o caminho a seguir após o «não» irlandês: prosseguir o processo de ratificação nos restantes Estados-Membros e aguardar pelo Conselho Europeu de Outubro o qual procurará encontrar uma solução com base numa proposta a apresentar pela Irlanda.

 

À Eslovénia segue-se a França na Presidência cujo programa se insere no programa conjunto do trio de presidências sucessivas do Conselho da UE, com a República Checa e a Suécia.

 

Certamente um dos temas prioritários da agenda política é a energia e as alterações climáticas. Chamamos a atenção para o lançamento da Revista Europa: Novas Fronteiras dedicada à política energética europeia, com lançamento reprogramado para Julho. A complementar o tema, irá estar disponível no nosso site, um dossier com informação actualizada e recursos pedagógicos variados que se apresenta como uma mais valia para diferentes públicos.

 

Nesta newsletter justo é conferir destaque para os 10 anos do Banco Central Europeu, criado em 1 de Junho de 1998, com a responsabilidade de definir uma política monetária para a área do euro e os 50 anos de actividade do Comité Económico e Social Europeu, onde poderá conhecer melhor o papel e a acção deste órgão consultivo da União Europeia, justamente considerado "ponte" entre as instituições da União Europeia e a sociedade civil organizada.

 

No espaço Institucional do portal poderá saber mais sobre a cerimónia de entrega do Prémio Jacques Delors 2008, que este ano terá lugar no Protocolo de Estado no Palácio das Necessidades e que conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes. Aproveite para consultar o regulamento do concurso do Prémio Jacques Delors para 2009.

 

Aprofunde as notícias que lhe trazemos no espaço cidadania sobre os locais de trabalho seguros e saudáveis e sobre a importância da Carta Europeia da Segurança Rodoviária para a diminuição da sinistralidade nas nossas estradas. Consulte a biblioteca Infoeuropa para saber mais sobre o tipo de projectos a que as entidades públicas e privadas se podem candidatar, a nível comunitário, em matéria de protecção civil.

 

Finalmente, aproveite algum tempo de lazer para, sozinho ou em família, olhar para os conteúdos pedagógicos preparados pelo CIEJD e outros recursos do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural neste ano em que se assinala o Diálogo Intercultural e a importância de o promover na actividade económica, cultural e a nível social.

 

Clotilde Câmara Pestana

Directora