recomendar este canal

Editorial

9 de Maio - Dia da Europa

Abril de 2008

Caro utilizador

 

Chegámos a Maio! É sempre com grande entusiasmo que o Centro vive este mês.

 

No dia 9 celebramos especialmente o dia da Europa, fazendo memória daquele dia, em 1950, em que foi proposta uma ideia ambiciosa, que fazia apelo aos valores da paz, liberdade, solidariedade e da promoção da prosperidade e à criação de uma instituição europeia supranacional, um primeiro passo para a construção progressiva da União Europeia dos nossos dias. Passados tantos anos, continua a ser fundamental tomarmos consciência deste caminho percorrido e do património comum a todos nós.

 

Convidamo-lo por isso a navegar neste portal e a saber um pouco mais sobre a história e as celebrações.

 

O aprofundamento do projecto europeu, mais de 50 anos volvidos, baseia-se na afirmação dos mesmos valores que são o fundamento da sua construção. A ratificação do Tratado de Lisboa pelos 27 irá permitir, a partir de 2009, aos cidadãos europeus, mas também às instituições da União e aos Estados-Membros terem a União Europeia mais próxima dos cidadãos, mais ágil no seu funcionamento, mais apta a responder aos desafios globais e a projectar-se no mundo.

 

A Campanha nacional sobre o Tratado de Lisboa, que reúne em parceria o Ministério dos Negócios Estrangeiros - CIEJD, a Representação da Comissão Europeia e o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, realiza nesse dia, no CCB, mais uma iniciativa de informação sobre o Tratado, aberta ao público.

 

Não é só a Europa que se celebra especialmente no dia 9! O Centro de Informação Europeia Jacques Delors também comemora nesse dia o aniversário da assinatura do Protocolo da sua criação, há 14 anos. Muito gostaríamos, de fazer deste dia uma jornada de portas abertas ao público e festa com as escolas nas nossas novas instalações, como sempre o fizemos. Não será possível ainda!

 

O lema que escolhemos para este ano, dedicado ao Diálogo Intercultural, é «Juntos ligamos mundos». Não podendo ligar mundos nas novas instalações do Centro, partimos para fora com o mesmo entusiasmo e alegria para nos juntarmos a muitas escolas no país e a outras organizações, como a III Feira de Santarém da Europa, contribuindo para o programa rico de actividades.

 

Em todas elas temos um objectivo muito claro, juntos, com o público em geral e com as comunidades educativas, queremos ajudar a ligar mundos potenciando as vantagens da diversidade cultural, da participação cívica activa em questões europeias e a promover o sentido de pertença a uma Europa rica de valores.

 

Clotilde Câmara Pestana

Directora