recomendar este canal

Editorial

"Novo" CIEJD

Janeiro de 2008

Caro utilizador,

 

Começámos um novo ano e com ele uma nova etapa no percurso do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

 

O CIEJD, em 1 de Janeiro de 2008, foi integrado na Direcção Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, concluindo-se assim o processo de transição em curso, desde o final de 2005.

 

A integração na DGAE reveste-se de um significado muito particular, reconhecida como é, interna e externamente, pela elevada competência no desempenho da sua missão.

 

Para o CIEJD esta integração é um sinal muito positivo de que o Governo reconhece o papel importante que o Centro tem desempenhado junto dos cidadãos e, ao mesmo tempo, constitui um desafio à nossa criatividade, em particular na conjuntura actual da vida europeia.

 

Como levar a nossa missão de informar e formar sobre a actualidade europeia a mais cidadãos?

 

Como sensibilizar o público em geral e os mais jovens sobre a Europa promovendo a consciência de pertença ao espaço europeu?

 

Vamos assegurar grande parte das nossas actividades anteriores mas também vamos desenvolver novos projectos em parceria com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

 

Pretendemos continuar a levar os assuntos europeus ao encontro do cidadão de língua portuguesa e informá-lo das ferramentas que tem ao seu dispor para uma participação ciente e activa.

 

O Tratado de Lisboa e o Futuro da União Europeia; a Europa dos Cidadãos e a Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego; Energia e alterações climáticas; o Papel da Europa no Mundo e o diálogo intercultural são os grandes temas que privilegiaremos este ano.

 

Acompanhe connosco estas temáticas, participe e continue a fazer parte desta comunidade de saber sobre a União Europeia.

 

Um bom ano.

 

Clotilde Câmara Pestana

Directora