recomendar este canal

"The EU and China"

The EU and China
The EU and China
ver Links Links relacionados
Debate e lançamento do livro

3 de Dezembro de 2007, 18h30, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors e o European Strategy Forum (ESF) promoveram, a 3 de Dezembro, pelas 18h30, o lançamento em Portugal do livro “The EU and China”, seguido de debate.

 

Oradores

 

 

  • João Gomes Cravinho, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (não pôde estar presente)
  • Peter Ludlow, Presidente do Conselho Executivo do ESF

 

 

“The EU and China”

 

Este é o segundo livro publicado pelo European Strategy Forum. É baseado nas principais conclusões que resultaram da conferência sobre o mesmo tema, realizada em Ponte de Lima, em Maio de 2007.

 

Nesta obra são analisados os principais aspectos das relações UE-China, reunindo um conjunto de sete intervenções que incidem sobre a política de comércio, a ciência e a tecnologia, a energia, África e, por último, os papéis da União Europeia e da China no sistema global. Na introdução feita por Peter Ludlow, presidente executivo do ESF, alerta-se para a forma como «as relações entre a UE e a China mudaram, estão a mudar e continuarão a mudar a uma velocidade extraordinária».

 

A leitura deste livro contribuirá certamente para ajudar políticos, especialistas do meio académico, a própria comunidade de negócios e os cidadãos em geral a focalizar as tendências e os desafios subjacentes às relações UE-China.

 

European Strategy Forum

 

O ESF é uma associação sem fins lucrativos que pretende abordar temas estratégicos que afectam a União Europeia e os seus Estados-Membros mediante a realização de conferências, grupos de estudos, publicações e encontros públicos, encorajando, assim, o debate. O fórum tem um Conselho de Patronos não-executivo presidido pelo Professor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República de Portugal. José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro de Luxemburgo e Josep Borrell, ex-presidente do Parlamento Europeu, também são membros deste Conselho.

 

O desafio foi apoiado por 10 instituições entre elas a Fundação Calouste Gulbenkian e o Banco de Portugal. O último encontro do ESF foi em Maio deste ano sobre a UE e a China e a próxima reunião focará as relações entre a UE e a Índia.

 

O presidente do fórum é António Vitorino, ex-comissário europeu e o presidente executivo é Peter Ludlow, director/fundador do Centre for European Policy Studies (CEPS).