recomendar este canal

Prémio Lux - prémio europeu de cinema

A estatueta em forma de uma Torre de Babel reflete a diversidade cultural da UE
A estatueta em forma de uma Torre de Babel reflete a diversidade cultural da UE
ver Links Links relacionados
Parlamento Europeu

Atribuição anual

O Prémio Lux representa a homenagem do Parlamento Europeu ao cinema, aquele que é por muitos considerado o protagonista das manifestações culturais contemporâneas. Este prémio procura distinguir a produção cinematográfica europeia cuja diversidade linguística representa uma riqueza única, mas simultaneamente uma fraqueza perante o mercado da sétima arte norte-americano.

 

História

Objetivo

Nomeação

Critérios de seleção

Júri

Anúncio do filme vencedor

Prémio

Curiosidades

Fonte oficial

 


 

História

 

Criado pelo Parlamento Europeu em 2007, por ocasião das comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma, o Prémio Lux tem na escolha do nome uma especial referência em latim à palavra "luz" e, ao mesmo tempo, aos irmãos Lumière, os "pais" da sétima arte.

 


topo

Objetivo

 

O objetivo do Prémio Lux é promover o cinema na Europa e apoiar a difusão de produções cinematográficas europeias.

 


topo

Nomeação

 

O processo de nomeação inicia-se com a seleção dos três filmes finalistas de entre as centenas de filmes produzidos na Europa durante um ano, de maio a maio do ano seguinte. A escolha dos três candidatos é feita por um painel de jurados designado pela Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu. Este painel é constituído por produtores, distribuidores, diretores de festivais e críticos.

 


topo

Critérios de seleção

 

  • O filme tem de ser fictício ou um documentário criativo (podem ser filmes de animação)
  • Ter mais do que 60 minutos
  • Ser uma produção ou co-produção de um dos 28 Estados-Membros, Listentaine, Noruega ou Suíça
  • Contribuir para a promoção da universalidade dos valores europeus
  • Apostar na divulgação da diversidade cultural do continente
  • Promover o debate da integração e da construção europeia

 


topo

Júri

 

O júri do Prémio Lux é constituído por 21 membros profissionais designados pelo Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu, que, após visionarem os três filmes finalistas, numa sala especialmente concebida para o efeito no Parlamento Europeu (em Bruxelas) elegem, por meio de votação, o filme vencedor. O Fundo Eurimages e o Conselho Europeu são membros observadores. O painel de jurados inclui directores, realizadores, criticos de cinema e operadores. Os membros funadadores e os observadores não têm direito a voto.

 


topo

Anúncio do filme vencedor

 

O nome do vencedor é oficialmente conhecido com a abertura do envelope, com o nome do laureado, pelo Presidente do Parlamento Europeu, durante a Sessão Plenária de dezembro em Estrasburgo.

 

O filme premiado na edição 2017 do Prémio Lux foi a produção sueca "Sámi Blood", dirigida por Amanda Kernell. Esta obra cinematográfica retrata uma jovem que sonha ter uma vida diferente.

 


topo

Prémio

 

  • O Troféu do prémio que simboliza uma Torre de Babel
  • A Legendagem do filme vencedor nas 24 línguas oficiais da União Europeia e a sua adatação a pessoas com necessidades especiais

 


topo

Curiosidades

 

  • A escolha da estatueta inspirada na Torre de Babel reflete o multilinguismo e a diversidade cultural da União Europeia
  • O vencedor não recebe qualquer prémio monetário, uma vez que para o Parlamento Europeu a legendagem do filme em 24 línguas tem um valor muito maior ao facilitar a sua distribuição pela União Europeia
  • O cineasta português Manoel de Oliveira foi um dos três finalistas da primeira edição do Prémio Lux com o seu filme "Belle Toujours"
  • Rui Pereira, diretor do IndieLisboa (Festival de Cinema Independente de Lisboa), foi um dos membros do painel de 17 jurados que selecionou os três filmes finalistas do Prémio Lux 2007
  • A primeira produção galardoada com a Torre de Babel foi o filme turco-alemão "Auf der anderen Seite" ("De l'autre côté" em francês) realizado por Faith Akin

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio do Prémio Lux: o Parlamento europeu e o cinema

3 melhores filmes na competição de 2017

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.