recomendar este canal

Salvador - ser feliz assim

Capa do livro
Capa do livro "Salvador"
ver Links Links relacionados
Lançamento do livro de António Paisana e Salvador Mendes de Almeida

26 de Novembro de 2007, 18 horas, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) acolheu, a 26 de Novembro de 2007, pelas 18 horas, o lançamento do livro "Salvador - ser feliz assim", de António Paisana e Salvador Mendes de Almeida.

 

Esta iniciativa enquadra-se no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. Preconiza iniciativas de sensibilização que tenham por objectivo combater atitudes e comportamentos discriminatórios, bem como informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações.

 

Lançamento do livro

 

O evento decorreu no espaço da Mediateca, num ambiente de amizade e de comoção, e contou com presença de mais de 300 pessoas.

 

Margarida Cardoso, administradora do CIEJD, iniciou a sessão com palavras de boas vindas e de incentivo. "O Salvador estreia-se hoje aqui connosco e estou segura que o lançamento deste livro, sobre a sua vida após o acidente, sobre a esperança que nunca o abandonou e a liberdade interior que ganhou, terá enormes repercussões junto de outros jovens. O seu exemplo será, sem dúvida, um motor do nosso trabalho de sensibilização dos jovens para os valores fundamentais da UE.(…)"

 

Ser feliz assim

 

António Sousa Pinto, editor dos Livros Brasil, destacou a importância da publicação deste livro.
"Como editor tenho o maior gosto em lançar este livro. António Paisana conseguiu, neste livro, descrever o Salvador como uma força de vida e como uma mostra de coragem. (…)"

Paula Reis, colaboradora no projecto de voluntariado de Alcoitão, juntamente com Salvador, tomou, em seguida, a palavra. "Este livro que deveria ser lido por todas as pessoas, deficientes ou não. As pessoas vão-se emocionar, comover e sentir. É um livro que nos conta uma verdadeira lição de vida. (…)"

António Paisana, co-autor do livro, dedicou palavras emotivas a Salvador. "Escrevemos o livro durante cerca de sete meses. Durante esse tempo, fiquei a conhecer e a compreender ainda melhor o Salvador de quem eu já era amigo. (…) O livro não é uma biografia. É uma noite à conversa entre amigos. É um enredo fictício, mas conta uma história muito real e concreta."

Laurinda Alves, jornalista e autora, descreveu o livro como "algo que nos comove, marca e transforma. É um livro que interpela, que nos transforma. A vida é apresentada tal como ela é e não como deveria ter sido. (…) O Salvador ficou mais dependente fisicamente, mas mais livre de coração e de alma."

Salvador Mendes de Almeida, co-autor do livro e personagem principal, começou por agradecer a todos que o apoiaram para o lançamento do livro e explicou o objectivo da publicação do mesmo. "6% da população portuguesa tem uma deficiência. Cabe à sociedade ajudar a ultrapassar as dificuldades físicas e financeiras destas pessoas. (…) O objectivo do livro é desmistificar um pouco o que é a vida de uma pessoa com deficiência. Tem as suas limitações, mas começam a haver condições e apoio para estas pessoas viverem a vida como qualquer outra pessoa.(…)"

 

Associação Salvador

 

Salvador já lançou uma pedra para a construção de uma sociedade solidária. O projecto "Associação Salvador" nasceu a 23 de Novembro de 2003, fruto da vontade de Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação, que ficou tetraplégico aos 16 anos em consequência de um acidente de viação.
Tem como missão ser uma Associação Nacional de referência na área da Deficiência e um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com deficiência e incapacidades motoras.

"Esta é a história de um rapaz que com uma coragem única se fez homem e, porque não perdeu a esperança, se salvou."

In "Salvador - ser feliz assim", prefácio de João Lobo Antunes