recomendar este canal

Carta dos Direitos Fundamentais da UE

Oeiras
Oeiras
ver Links Links relacionados
Inauguração do painel

15 de Outubro de 2007, Caxias

Caxias é a 13ª localidade portuguesa a aderir à rede Inscrever a Europa nos muros das cidades. A 15 de Outubro de 2007, foi inaugurado na entrada exterior da Escola EB 2,3 de S. Bruno, o 13º painel de azulejos ilustrando os artigos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

Artistas

 

Os alunos e professores da Escola EB 2,3 de S. Bruno foram os artistas/obreiros deste painel, que contou com a orientação artística e concepção de Françoise Schein e Kátia de Radiguès.

 

Cerimónia de inauguração

 

A inauguração, realizada no âmbito da Conferência ELOS - Modelos de Cidadania Europeia na Escola, contou com a presença do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, da Administradora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Margarida Cardoso, dos participantes da conferência e de professores e alunos.

 

Às 15 horas, foi descerrado o painel e o coro infantil da Escola EB2,3 de S. Bruno interpretou um pequeno reportório europeu, no qual se incluía o Hino da Europa.

 

Seguiram-se as intervenções de Isabel Lourenço, presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2,3 de S. Bruno, que destacou o empenho da escola em contribuir pro-activamente para uma verdadeira mentalidade europeia e de Margarida Cardoso que realçou a dimensão europeia do projecto e o futuro da Rede Inscrever Europa nos muros das cidades. Isaltino Morais salientou a importância para os jovens deste tipo de iniciativas e agradeceu à escola ter acolhido a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

A cerimónia encerrou com a entrega dos diplomas de participação dos alunos ao professor responsável.