recomendar este canal

Competitiveness Factors. A Portuguese perspective.

Competitiveness Factors. A Portuguese perspective
Competitiveness Factors. A Portuguese perspective
ver anexos
Anexos
Imagem JPG
Capa (194KB)
ver Links Links relacionados
Lançamento de livro e debate

15 de Outubro de 2007, 18 horas, CIEJD

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors promoveu o lançamento da obra Competitiveness Factors. A Portuguese perspective da autoria de Annette Bongardt e Celeste A. Varum (eds), no passado dia 15 de Outubro.

 

Esta obra resulta de uma colaboração com o Instituto Nacional de Administração (INA), a Representação da Comissão Europeia e o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).

 

Abriu a sessão a administradora do CIEJD, Margarida Cardoso, dando as boas vindas e agradecendo a iniciativa.

 

Apresentação do livro foi feita por Francisco Torres (IEE e INA) e Carlos Zorrinho (Coordenador Nacional da Agenda de Lisboa e do Plano Tecnológico) que prefaciaram o livro. Annette Bongardt  (UML & IEEI), uma das autoras, explicou os objectivos do livro iniciado no projecto “Empresa do Futuro” na Universidade de Aveiro, resumindo os contributos dos vários capítulos e indicando algumas questões para futura investigação.

 

Painel de comentadores 

 

 

No fim do debate entre os participantes, Rui Afonso Lucas, Presidente do INA, agradeceu a iniciativa e a presença numerosa de todos os interessados, salientando a disponibilidade do INA para a edição de estudos com a qualidade do livro agora apresentado e dando a sessão como encerrada.

 

Parceiros institucionais com presença na mesa

 

  • Instituto Nacional de Administração (Rui Afonso Lucas, Presidente)
  • Representação da Comissão Europeia em Portugal (Manuel Romano)
  • Instituto Português de Relações Internacionais (Madalena Resende)

 

Sobre a obra

 

O livro "Competitive Factors. A Portuguese Perspective", tem como principal objectivo analisar os factores de competitividade empresarial num contexto caracterizado pela globalização, pela economia do conhecimento e pelas mudanças tecnológicas e alterações climáticas. O livro analisa os factores críticos para a competitividade do ponto de vista português no contexto europeu.

 

O enquadramento económico e institucional na UE e nos seus Estados-Membros (questão abordada na Agenda de Lisboa) condicionam a competitividade das empresas.

 

O livro reúne um conjunto de contribuições sobre os factores de competitividade, combinando evidência empírica e teoria, adoptando as diferentes orientações académicas dos autores, nomeadamente de economia, gestão e engenharia, no seguimento do projecto ‘Empresa do Futuro’ da Universidade de Aveiro.