recomendar este canal

Atribuição dos prémios do Concurso nacional de ensaios sobre a UE

Juntos desde 1957
Juntos desde 1957
ver Links Links relacionados
"50 Anos de Integração Europeia - O que nos une?"

31 de Outubro de 2007, 18 horas, Ministério dos Negócios Estrangeiros

A atribuição dos prémios alusivos ao concurso nacional para a produção de ensaios "50 Anos de Integração Europeia – O que nos une?" teve lugar no dia 31 de Outubro, numa cerimónia realizada, em Lisboa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Os prémios foram entregues pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, pelo Director do Gabinete Parlamento Europeu em Portugal, Paulo Sande e pela Directora da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques.

 

O ensaio apresentado por Cristina Silva Bastos "O Sonho da Matriarca - uma união sem desavenças cromáticas"  conquistou o primeiro prémio. No segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Ana Isabel Costa Martins com "Hoje todos serão berlinenses" e Sandra Ramos com "Entre Ocidente e Oriente, de Lisboa a Istambul, 2500 anos de história".

 

Enquadramento

 

Iniciativa lançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, em colaboração com oGabinete Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal e com o apoio do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, assinalado no dia 25 de Março de 2007.

 

Objectivo

 

Incentivar um pensamento criativo, reflexivo e crítico sobre o processo de construção da União Europeia.

 

Júri

 

Representantes das diversas entidades parceiras envolvidas.

 

Obras a concurso

 

Foram recebidas 55 candidaturas, que cumpriam as condições estipuladas no respectivo regulamento.

 

Lista de Premiadas e Prémios

 

 

 

 

*Visitas de estudo oferecidas pela Comissão Europeia (2 semanas nos serviços centrais da Comissão Europeia em Bruxelas e 2 semanas na Representação da Comissão Europeia em Portugal, Lisboa).