recomendar este canal

Presidente da República festejou dia da Europa com jovens

Presidente da República celebra 9 de Maio com os jovens
Presidente da República celebra 9 de Maio com os jovens
ver Links Links relacionados
Celebrações do Dia da Europa com o Centro Jacques Delors

7 a 12 de Maio de 2007, CIEJD, CCB e por todo o país

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors teve a honra de contar com a participação do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, nas suas celebrações do Dia da Europa - 9 de Maio.

 

Uma visita muito especial

 

O Presidente da República chegou ao CIEJD por volta das 11h30 para um encontro com cerca de 150 jovens para debater a participação de Portugal na União Europeia. O encontro foi transmitido em directo na Internet às 11h30.

Ao meio-dia teve lugar uma largada de balões. Alguns destes continham inscrita num cartão a seguinte pergunta: “Qual o país que vai assumir a Presidência da UE no segundo semestre de 2007?”.

 

Em seguida, Aníbal Cavaco Silva, visitou os ateliers de gastronomia europeia “Provar a Europa, viajar com a boca” realizados em parceria com o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.

 

CIEJD de portas abertas

 

Como já vem sendo hábito, o CIEJD celebrou o Dia da Europa de portas abertas a toda a comunidade, promovendo várias actividades nas suas instalações. Convidou escolas, colaboradores, amigos e até transeuntes a visitar o seu espaço. Ofereceu brochuras, folhetos e balões, numa festa de partilha de saber sobre a União Europeia.

 

Neste dia decorreram Aulas Jacques Delors, sobre “Fontes de Informação da UE”, “A Europa que queremos construir juntos” e “50 anos do Tratado de Roma”. A assistir às diferentes Aulas Jacques Delors estiveram alunos do ensino básico e universitário.

 

Em paralelo, decorreram ateliers de gastronomia realizados em parceria com o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.

 

“Provar a Europa, viajar com a boca”

 

Nos ateliers, as crianças viveram a diversidade da Europa através da culinária. Os petizes conheceram a Europa através da língua, mas não através do que ela diz... mas através dos seus sabores. O produto final dos ateliers foi uma grande refeição conjunta, degustada no final. Os cozinheiros de palmo e meio trabalharam sob a batuta apurada de chefes de cozinha, profissionais ou não, de vários países da Europa.

 

As diferentes embaixadas enviaram receitas típicas que deram origem a um caderno de receitas da União Europeia. Algumas enviaram cozinheiros, profissionais ou não, que auxiliaram as crianças na confecção dos pratos típicos. É o caso da Bélgica, da Bulgária, da República Checa, da Alemanha, da Estónia, da Grécia, da Espanha, da França, da Itália, do Luxemburgo, dos Países Baixos, da Polónia, da Eslovénia e da Finlândia.

 

Nos 2 ateliers, “Provar a Europa, Viajar com a boca”, que tiveram lugar de manhã e à tarde com distintos grupos de cerca de 200 jovens em cada um, estes repartiram-se por diferentes actividades:

 

  • Oficina de vestimentas de cozinheiro
  • Apresentação do país, do cozinheiro e de uma receita com história
  • A grande refeição europeia

 

Centro dinamiza festejos de norte a sul

 

Por todo o país, os jovens tomaram pela primeira vez contacto com os assuntos europeus e ficando a saber que pertencemos a uma comunidade de países unidos na sua diversidade. O Centro Jacques Delors apoiou estes festejos através da sua rede nacional de formadores promovendo sessões em todo o país em conjunto com os Centros Europedirect e outras entidades. Igualmente, enviou muitos materiais, a pedido.

 

Na semana de 7 a 12 de Maio de 2007 foram realizadas, por todo o país, 85 acções de sensibilização à UE, nomeadamente (calendário em anexo):

 

  • 31 Aulas Jacques Delors
  • 02 Teatros
  • 06 Sessões de Informação e Debate sobre a Constituição
  • 30 Sessões de Informação e Debate sobre a Cidadania
  • 13 Sessões de Informação e Debate sobre a Estratégia de Lisboa
  • 03 Sessão de Informação e Debate sobre o tema "De Roma a Lisboa"

 


topo

Informações

 

E-mail: formacao@ciejd.pt ou tel. 21 365 25 00