recomendar este canal

1957-2007: de Roma a Lisboa. O que queremos construir juntos?

Juntos desde 1957
Juntos desde 1957
ver anexos
Anexos
ver Links Links relacionados
Encontro com jovens

22 de Março, 15h00, CIEJD

No quadro das celebrações dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma, o Embaixador Manuel Lobo Antunes, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, participou num encontro com cerca de 200 alunos dos ensinos básico e secundário. O evento decorreu no Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Lisboa, no dia 22 de Março, e contou com a participação de escolas de vários pontos do país.

 

As escolas apresentaram um conjunto de actividades especialmente preparadas para este encontro. O Secretário de Estado foi acolhido ao som do Hino da Europa, interpretado pelo Grupo Coral da Escola EB 2,3 de S. Bruno (Caxias), seguindo-se a apresentação do programa por João Miranda, de 14 anos, aluno do mesmo estabelecimento de ensino.

 

Os alunos da Escola Secundária de S. Pedro do Sul (Viseu) fizeram uma reconstituição da assinatura do Tratado de Roma, os estudantes da Escola EB 2,3 de Alcanede (Santarém) falaram sobre o projecto educativo Elos e, finalmente, foi exibida a curta metragem humorística “européens” concebida pela Escola EB 2,3 de Vialonga (Vila Franca de Xira).

 

O encontro contou ainda com a participação activa de Marcos Andrade, Coordenador da Dimensão de Juventude do Centro Norte-Sul, e de António Paisana, ex-bolseiro do Programa Erasmus em Salónica, Grécia, que falaram das suas experiências "europeias".

 

Seguiu-se um período de debate, onde os jovens tiveram a oportunidade de colocar as suas questões a Manuel Lobo Antunes. O governante, que se mostrou disponível para ser “bombardeado” de perguntas, respondeu a dúvidas bastante diversas e satisfez a curiosidade dos jovens sobre os mais variados temas da União Europeia, em colaboração com Marcos Andrade e António Paisana.