recomendar este canal

"Inscrever a Europa nos muros das cidades"

1º Encontro Internacional
1º Encontro Internacional
ver anexos
Anexos
ver Links Links relacionados
1º Encontro da Rede Europeia

12 de Janeiro de 2007, 10h00, CIEJD

No dia 12 de Janeiro de 2007 realizou-se no CIEJD o lançamento da rede europeia de escolas "Inscrever a Europa nos Muros das Cidades" (constituída por escolas portuguesas, francesas e espanholas).

 

"Inscrever a Europa nos muros das cidades" foi a designação atribuída por Françoise Schein a esta iniciativa que que já levou centenas de jovens a imaginarem ilustrações para os 50 artigos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, originando painéis murais de azulejos, verdadeiros monumentos à cidadania europeia, oferecidos pelos jovens à sua cidade.

 

Iniciativa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), e da Associação Inscrire e o apoio da Animar, este projecto, lançado em Portugal em 2003, foi alargado, este ano, a França e a Espanha. A 9 de Maio de 2006 foi lançada a rede nacional e a 12 de Janeiro a rede europeia de cidades, para promover a realização de trabalhos e de troca de experiências entre as escolas das diferentes cidades, relativos à cidadania europeia.

 

Tal como Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escreveram “A formação para a cidadania passa pela interiorizarão de conceitos e valores que possam contribuir para um aperfeiçoamento de comportamentos e atitudes em sociedade.” in A Cidadania de A a Z (2001).

 

A preparação da pintura em azulejo, arte milenar em Portugal, envolveu jovens de várias escolas num processo de estudo e numa troca de experiências que suscitou interessante reflexão e animado debate sobre questões tais como:

 

  • os valores comuns aos povos europeus, que se têm vindo a unir na UE;
  • o principio da igualdade entre os Estados (expresso nos painéis por mapas dos vários países, todos com a mesma dimensão, representações a que Françoise Schein chamou figuras atípicas;
  • os Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

No decurso das actividades, cada um dos participantes teve oportunidade de sentir que todos somos actores importantes nesta aventura da construção europeia e que assim, inscrevendo a Europa na vida, se vai construindo, dia-a-dia, a verdadeira cidadania europeia.

 

Hoje podem admirar-se 12 painéis em vários locais de Portugal, 3 painéis em Paris, e 3 outros estão a ser preparados para serem oferecidos à cidade de Barcelona.
A Europa foi já inscrita nos muros de 18 cidades e continuará a sê-lo em muitas mais.

 

Organizados em rede, iremos continuar o trabalho iniciado por Françoise Schein, para que a Europa e a cidadania europeia se inscrevam de forma cada vez mais nítida e inspiradora na consciência e no coração dos nossos jovens.

 

No dia 12 de Janeiro,nas instalações do CIEJD, a manhã foi dedicada a um encontro de jovens de várias escolas europeias, que trocaram ideias e experiências.

 

Além da apresentação da plataforma online: inscrevereuropa.eu pela Dra. Amrandina Soares, Presidente do Conselho Executivo da Escola de Vialonga, foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos das seguintes escolas:

 

  • Alcabideche - Escola Secundária Ibn Mucana - Projecto Constuir, imagens do blog e apresentação do projecto
  • Vialonga - EB 2, 3 de Vialonga - filme européene, criado pela turma de francês
  •  Felgueiras - EB 2, 3 D. Manuel de Faria e Sousa - apresentação do projecto Inscrever a Europa nos muros das cidades na sua escola
  • Trancoso - Escola Profissional de Trancoso - jogo da cidadania
  • Liceu Francês - apresentação dos Dieritos da criança em português e Francês
  • Collège Garcia Lorca, St. Denis - filme de 3 minutos sobre o trabalho realizado no projecto do Collège Garcia Lorca

 

Seguiu-se um debate sobre a cidadania europeia activa, animado por Alexandra Marques, técnica do Plano Nacional de Leitura.

 

Da parte da tarde, os alunos visitaram a exposição documental da Françoise Schein no Instituto Franco-Português, e a sua exposição fotográfica na Galeria Ratton, guiada pela artista.