recomendar este canal

A Catalunha, Portugal e a União Europeia

A Catalunha, Portugal e a União Europeia
A Catalunha, Portugal e a União Europeia
ver anexos
Anexos
Documento PDF
Convite (47KB)
ver Links Links relacionados
Conferência/debate

13 de Novembro de 2006, 18h00, CIEJD

Realizou-se no Centro de Informação Europeia Jacques Delors, com o apoio do Instituto Português de Relações Internacionais, a conferência/debate «A Catalunha, Portugal e a União Europeia» que marcou o arranque em Lisboa de uma semana de actividades dedicadas a esta região espanhola, nomeadamente a exposição "Catalunha, país de encontros", patente do CCB.

 

Esta conferência/debate contou com a presença de Joaquim Nadal, Conselheiro e Porta-Voz da Generalitat da Catalunha, e apresentado por António Vitorino.

 

Após introdução feita por António Vitorino, Joaquim Nadal, fazendo jus à sua formação de historiador procurou demonstrar as ligações entre Portugal e a Catalunha ao longo da história, uma relação marcada por aproximações e recuos, por opções estratégicas comerciais ou coloniais, atlânticas ou mediterrânicas.

 

De seguida, socorreu-se de George Steiner e de autores catalães e portugueses para apresentar a sua ideia de Europa e para afirmar que  "a Europa não é só mercado! A Catalunha, Portugal, Espanha, Europa são lugares onde podemos ser felizes".

 

(Em breve estará disponível a transcrição do discurso de Joaquim Nadal)