recomendar este canal

Carta dos Direitos Fundamentais da UE

Azulejo Direitos Fundamentais da UE
Azulejo Direitos Fundamentais da UE
ver Links Links relacionados
Atelier de pintura

25 a 29 de Setembro de 2006, Reguengos de Monsaraz

Painel sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia
Reguengos de Monsaraz, 29 Setembro 2006

 

Reguengos de Monsaraz é a 12ª cidade portuguesa a aderir à Rede Inscrever Europa nos Muros das Cidades. A 29 de Setembro de 2006, foi inaugurado junto às piscinas Municipais, o 12º painel de azulejos ilustrando os artigos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

Os alunos e professores da Escola Secundária Conde de Monsaraz foram os artistas/obreiros deste painel, que contou com a orientação artística e concepção de Françoise Schein e Paula de Castro Freire.

 

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Victor Martelo, da Administradora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Margarida Cardoso, de muitos representantes da comunidade local, dos jovens da Escola Secundária Conde de Monsaraz e suas famílias.

 

Às 18 horas, foi descerrado o painel e a Banda Filarmónica de Reguengos de Monsaraz interpretou os hinos Municipal e da Europa.

Seguiram-se as intervenções. Françoise Schein partilhou a sua experiência no projecto Inscrever Europa nos Muros das Cidades, mais concretamente a participação e concepção deste mural em Reguengos de Monsaraz. Margarida Cardoso realçou a dimensão europeia do projecto e o futuro da Rede Inscrever Europa nos Muros das Cidades. Vítor Martelo salientou a importância para os jovens de sentirem que pertencem à União Europeia ou participam na construção europeia e congratulou-se com o facto de Reguengos de Monsaraz ter acolhido a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

Foi assinado o protocolo de adesão de Reguengos de Monsaraz à Rede Inscrever Europa nos Muros das Cidades pelo presidente da Câmara, pela administradora do CIEJD, pela directora da Associação Inscrire (Françoise Schein) e pelo presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

 

A cerimónia encerrou com a entrega de diplomas pelas entidades presentes aos alunos que criaram o mural através da sua participação nos ateliers de pintura em azulejo.

 

Recorte de Imprensa

 

Ilustrando a Carta dos Direitos Fundamentais da UE, Jovens pintam mural para piscina municipal (PDF 32KB) - Sítio Notícias da Manhã, 2006-09-26

 

Foto-reportagem

 

Atelier de pintura

 

Atelier de pintura

 

Azulejo em braile

 

Azulejo em braile

 

Inauguração do painel

 

Inauguração do painel

 

Assinatura do Protocolo

 

Assinatura do Protocolo