recomendar este canal

Rede Nacional Inscrever a Europa nos Muros das Cidades

Rede Inscrever a Europa nos Muros das Cidades
Rede Inscrever a Europa nos Muros das Cidades
ver anexos
Anexos
ver Links Links relacionados
Para ilustrar os direitos fundamentais dos cidadãos europeus

9 de Maio de 2006

No quadro das comemorações do Dia da Europa deste ano, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), com a colaboração da Associação Inscrire, lançou a Rede de Escolas e Municípios participantes do projecto Inscrever a Europa nos Muros das Cidades. 

 

Objectivos

 

1. Dar continuidade à dinâmica criada nas cidades envolvidas, enquanto promotoras da cidadania europeia, mobilizando os actores para a realização de actividades conjuntas que sensibilizem os seus habitantes e liguem as cidades entre si;

2. Alargar a rede a novas cidades e assim:

 

  • Sensibilizar as populações para a cidadania europeia através da arte pública;
  • Ilustrar os direitos consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia através dos trabalhos dos alunos das Escolas participantes, recorrendo ao apoio das Câmaras e Associações Locais;
  • Construir um painel de azulejos, monumento à cidadania, colocado num local público seleccionado pelo Município.

 

Antecedentes 

 

No quadro do projecto Inscrever a Europa nos Muros das Cidades, lançado em 2003, foram já realizados e colocados, em lugar de grande visibilidade pública, painéis em 11 localidades: Porto, Alcabideche, Serpa, Tondela, Guimarães, Tomar, Via Longa, Belém, Felgueiras, Tavira e Trancoso.

 

Cerimónia de lançamento da rede

 

O CIEJD, em colaboração com a Associação Inscrire, convidou as Escolas, que participaram no projecto, a contribuir para uma exposição realizada no dia 9 de Maio, no CIEJD, com materiais sobre a Carta dos Direitos Fundamentais e / ou referentes ao projecto. Foram também convidados Clubes Europeus de 5 escolas a associar-se à cerimónia de lançamento da rede e a participar no evento. 

 

Encontro de participantes 

 

No dia 9 de Maio, foi realizado um encontro de jovens, professores, responsáveis de entidades autárquicas, decisores, etc, num total de 300 participantes, para reflectir e trocar experiências no âmbito do projecto Inscrever a Europa nos Muros das Cidades e debater formas de dinamizar a Rede, dando continuidade à interacção estabelecida na promoção de uma cidadania europeia activa.

 

A sessão oficial que assinalou este dia, com o tema O Futuro da Europa passa pela Educação, foi presidida pela Administradora do CIEJD, Dra. Margarida Cardoso, contou com os testemunhos das Presidentes dos Conselhos Executivos da Escola EB 2,3 de São Bruno, Caxias e da Escola EB 2,3 de Vialonga, bem como de dois alunos da ES Gonçalo Anes Bandarra e do Clube Europeu EB 2,3 de Avelar. A professora Anabela Cardoso da escola EB 2,3 de Vialonga apresentou a Pagina Web especialmente concebida para ligar os participantes da Rede Inscrever a Europa nos Muros das Cidades. As escolas foram, desde logo, convidadas a criar os seus blogs e informar-nos dos respectivos links para colocação na página.

 

A sessão contou ainda com a participação da Directora do Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais (GAERI) do Ministério da Educação, Dra. Maria Emília Galvão, e foi encerrada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. Jorge Pedreira. No final da sessão solene, foi oficializada a Rede Inscrever a Europa nos Muros das Cidades, através da assinatura do protocolo e atribuição de certificados às Escolas participantes.

 

Neste dia, foi ainda inaugurada oficialmente a Exposição sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da UE, rica pela originalidade dos trabalhos realizados pelas escolas participantes, a quem o CIEJD muito agradece (Vide Percurso da Exposição Anexo). Juntamente com a exposição, passaram dois filmes documentários do projecto: Inscrever a Europa nos Muros das Cidades e O Caminho das Crianças realizados pela artista Françoise Schein, assim como o filme da inauguração do Painel de Azulejos de Santa Maria de Belém.

 

Foto-reportagem

 

Assinatura do Protocolo

 

Assinatura do Protocolo

 

Elementos da Rede visitam a Exposição

 

Elementos da Rede visitam a Exposição

 

Comemorações do Dia da Europa

 

Comemorações do Dia da Europa

 

Sessão Oficial

 

Sessão Oficial