recomendar este canal

Estratégia de Lisboa

A Estratégia de Lisboa
A Estratégia de Lisboa
ver Links Links relacionados
Debates realizados em parceria com a CNEL-PT

Debates sobre Crescimento e Emprego

No âmbito do relançamento da Estratégia de Lisboa, aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo no Conselho Europeu de Lisboa em Março de 2000, e relançada pela Comissão Barroso em 2005, o CIEJD irá realizar, de forma descentralizada pelo País, um conjunto de debates em parceria com o gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico (CNEL-PT), em 2006 e 2007.

 

O Plano de Comunicação da UE para 2006 e o Plano D elegeram como prioritário o tema do crescimento e emprego. No quadro da sua contribuição para o debate nacional sobre o Futuro da Europa, o CIEJD lançou um conjunto de acções (revista, debates de fim de tarde) de que se destaca o Programa de Debates sobre a Estratégia de Lisboa.

 

 


 

Objectivo da Estratégia de Lisboa

 

A Europa pretende ser um espaço competitivo à escala global sem pôr em causa a coesão social e a sustentabilidade ambiental. Portugal apostou na sua Presidência da União Europeia, em 2000, na concepção duma resposta moderna a este objectivo, baseando-a no conhecimento e na inovação como factores de competitividade, coesão e emprego.

A UE, no seu Conselho Europeu da Primavera de 2005, decidiu relançar a Estratégia de Lisboa focalizando-a nos objectivos do Crescimento e do Emprego, procurando promover a competitividade, a coesão e o desenvolvimento sustentável, através da solidez das contas públicas, da qualificação dos recursos humanos e da inovação.

 


topo

Programa dos Debates sobre a Estratégia de Lisboa

 

Conteúdo / apresentação

 

  • Definição e enquadramento da temática
  • Novos desafios para a UE na viragem do século
  • Conselho Europeu de Lisboa – Março de 2000: lançamento da Estratégia
  • 2005 – Balanço da Estratégia de Lisboa
  • Relançamento da Estratégia de Lisboa – focalização no Crescimento e no Emprego
  • Um novo ciclo de governação entre a UE e os Estados-Membros
  • Perspectivas Financeiras 2007-2013
  • Aplicação da Estratégia de Lisboa a nível nacional
  • Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego (PNACE) 2005-2008
  • Medidas emblemáticas
  • Links úteis

 

Acolhimento e organização

 

As sessões são promovidas pelos formadores da Rede Jacques Delors e acolhidas pelas instituições, associações e outras entidades que se propuserem organizar sessões.

Neste sentido deverão contactar o CIEJD (formacao@ciejd.pt).

 


topo

Público-alvo das sessões

 

Público em geral

 


topo

Calendarização

 

Este projecto arrancou no dia 30 de Junho de 2006, pelas 21 horas, no Município de Porto de Mós, onde decorreu a primeira sessão de informação e debate neste âmbito. Até Dezembro de 2007 foram realizadas 144 sessões sobre Estratégia de Lisboa, abrangendo cerca de 6000 cidadãos.

 


topo

Material Pedagógico

 

A apresentação em powerpoint especialmente desenvolvida para este projecto encontra-se disponível no sub-sítio "Aprender a Europa" (vide Links relacionados).

 


topo