No âmbito do relançamento da Estratégia de Lisboa, aprovada pelos Chefes de Estado e de Governo no Conselho Europeu de Lisboa em Março de 2000, e relançada pela Comissão Barroso em 2005, o CIEJD irá realizar, de forma descentralizada pelo País, um conjunto de debates em parceria com o gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico (CNEL-PT), em 2006 e 2007.
O Plano de Comunicação da UE para 2006 e o Plano D elegeram como prioritário o tema do crescimento e emprego. No quadro da sua contribuição para o debate nacional sobre o Futuro da Europa, o CIEJD lançou um conjunto de acções (revista, debates de fim de tarde) de que se destaca o Programa de Debates sobre a Estratégia de Lisboa.
Objectivo da Estratégia de Lisboa
A Europa pretende ser um espaço competitivo à escala global sem pôr em causa a coesão social e a sustentabilidade ambiental. Portugal apostou na sua Presidência da União Europeia, em 2000, na concepção duma resposta moderna a este objectivo, baseando-a no conhecimento e na inovação como factores de competitividade, coesão e emprego.
A UE, no seu Conselho Europeu da Primavera de 2005, decidiu relançar a Estratégia de Lisboa focalizando-a nos objectivos do Crescimento e do Emprego, procurando promover a competitividade, a coesão e o desenvolvimento sustentável, através da solidez das contas públicas, da qualificação dos recursos humanos e da inovação.
topo
Programa dos Debates sobre a Estratégia de Lisboa
Conteúdo / apresentação
- Definição e enquadramento da temática
- Novos desafios para a UE na viragem do século
- Conselho Europeu de Lisboa – Março de 2000: lançamento da Estratégia
- 2005 – Balanço da Estratégia de Lisboa
- Relançamento da Estratégia de Lisboa – focalização no Crescimento e no Emprego
- Um novo ciclo de governação entre a UE e os Estados-Membros
- Perspectivas Financeiras 2007-2013
- Aplicação da Estratégia de Lisboa a nível nacional
- Programa Nacional de Acção para o Crescimento e o Emprego (PNACE) 2005-2008
- Medidas emblemáticas
- Links úteis
Acolhimento e organização
As sessões são promovidas pelos formadores da Rede Jacques Delors e acolhidas pelas instituições, associações e outras entidades que se propuserem organizar sessões.
Neste sentido deverão contactar o CIEJD (formacao@ciejd.pt).
topo
Público-alvo das sessões
Público em geral
topo
Calendarização
Este projecto arrancou no dia 30 de Junho de 2006, pelas 21 horas, no Município de Porto de Mós, onde decorreu a primeira sessão de informação e debate neste âmbito. Até Dezembro de 2007 foram realizadas 144 sessões sobre Estratégia de Lisboa, abrangendo cerca de 6000 cidadãos.
topo
Material Pedagógico
A apresentação em powerpoint especialmente desenvolvida para este projecto encontra-se disponível no sub-sítio "Aprender a Europa" (vide Links relacionados).
topo