recomendar este canal

Projetos financiados pela UE

Eleições Europeias 2019

Projetos relacionados com as eleições europeias de 2019 financiados pela UE.

A UE tem vários programas de financiamento a que se candidataram, ou a que se associaram, várias organizações e instituições portuguesas. Venha conhecer os projetos relacionados com as eleições europeias de 2019 que obtiveram esse financiamento.  


Projetos



Projetos financiados pela UE com participação portuguesa:


ACTIVE CITIZENSHIP

O principal objetivo é encontrar soluções para a sensibilização dos jovens e encontrar métodos para promover a participação dos jovens na democracia e na cidadania, considerando que as eleições europeias para 2019 estão próximas.

Be Active – Shape Europe

Projeto organizado pela Grécia, que promove a importância de abordar o tema do envolvimento dos jovens e da cidadania europeia ativa, nomeadamente nas eleições europeias 2019. 

 

Connect Europe

O projeto dinamarquês visa envolver os cidadãos num diálogo construtivo para as eleições do PE em 2019

 

E(U)LECTIONS’19: THINK, DECIDE, CHANGE!

Projeto desenvolvido pelo ISCTE, que desenvolve várias atividades de forma a estimular o envolvimento dos jovens, incentivando-os a expressar a sua opinião e a exercer o seu direito de voto nas próximas eleições ao Parlamento Europeu. 


Eight Cities together for Building Our Europe

Este projeto italiano elaborou um programa detalhado de debates e diálogos para envolver cidadãos e jovens eleitores numa discussão aberta sobre o futuro da UE, as eleições para o PE de 2019 e a participação cívica. 

 

EU'RE WORTH IT

Os participantes serão os principais atores das atividades, tentando encontrar soluções conjuntas para os problemas comuns. O objetivo é reforçar o desenvolvimento da cidadania ativa, apoiar e reforçar o sentimento de pertença à União Europeia, promover instrumentos para a participação política, refletindo sobre a importância das eleições europeias de 2019


I debate, therefore I learn

Projeto da Roménia, inspirado no Eurobarómetro relativo à taxa de participação dos jovens no processo democrático. O objetivo é um aumento da participação dos jovens e a promoção da cidadania ativa, envolvendo-os num diálogo sobre as atuais prioridades europeias e globais.

 

In EU(th) We Trust

O programa destina-se a envolver os jovens e a promover a cidadania europeia e os valores europeus; a participação da juventude na vida democrática; e as eleições europeias. 

 

Inter-cultural Dimension for European Active Citizenship

Projeto organizado por Itália, baseado no baixo índice de participação nas eleições da UE em alguns países onde a votação não é obrigatória e o défice democrático que causa em toda a Europa. Visa restaurar a fé eleitoral entre os cidadãos da UE, abordando as principais causas de baixa participação eleitoral. 

 

Este projeto, organizado pela Suécia tem como objetivo diminuir o euroceticismo nas pequenas comunidades rurais, debater sobre o Futuro da Europa e outras questões políticas (BREXIT, crises de imigrantes, eleições do PE 2019). 
 

RENCONTRES EUROPÉENNES DU SOCIAL

Este seminário reunirá as partes interessadas da sociedade civil investidas no trabalho social e com experiência em jovens. Terá lugar antes das eleições europeias para que os resultados sejam apresentados aos candidatos e aos membros da Comissão Europeia responsáveis pela finalização da estratégia da Juventude. 

 

REVISION - REMEMBERING THE PAST, ENVISIONING THE FUTURE

Projeto francês que se foca no ano de 2019: ano de eleições europeias, celebração do 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim e o 15.º aniversário do alargamento da UE aos países do leste e do centro Europa. Visa incentivar os jovens a serem ativos na vida democrática da comunidade e a expressarem as suas opiniões. 

 

The Road (map) to the European Parliament elections 2019: (how) the media can play a role

O objetivo principal é acompanhar todo o processo conducente às eleições do PE 2019, através de uma cobertura alargada da campanha eleitoral a nível nacional e da UE, da posição dos diferentes partidos, das implicações das eleições para o futuro da Europa e dos resultados eleitorais. 

 

TINERETUL VOTEAZA AZI !

O tema principal do projeto é o envolvimento dos jovens como cidadãos ativos da Europa e a participação nas eleições do Parlamento Europeu de 2019. Os participantes serão instruídos e preparados para compreender o que é a cidadania europeia, incentivando-os a uma participação nos debates e ao seu envolvimento nas decisões políticas tomadas a nível local, nacional e europeu. 

 

Tools for a more Inclusive, Partecipative and Sustainable European Union

Projeto da Bulgária, que tem como foco o desenvolvimento de debates sobre as ferramentas europeias participativas (eleições do PE, petições, diálogo dos cidadãos, iniciativas dos cidadãos, voluntariado, organizações da sociedade civil, debate sobre a Europa, consultas). O objetivo é aproximar os cidadãos mais desfavorecidos dos instrumentos europeus de participação. 

 

VIVONS L'EUROPE EN ZONE RURALE 2

O objetivo deste projeto é promover a eleição europeia de 2019 entre os jovens eleitores, através do acolhimento de um jovem voluntário europeu de cada estado participante. 


O crescente euroceticismo e a desconfiança das estruturas de governo nacional desmotivam as pessoas a participar do processo de votação. À luz destes resultados, e das eleições do PE em 2019, a Bulgária iniciou este projeto, cujo objetivo é encontrar um novo conjunto de ferramentas para a consciencialização da cidadania.
 

Última atualização: 2018-02-05