recomendar este canal

Concurso Euroscola

Concurso Euroscola
Concurso Euroscola
ver Links Links relacionados
IPDJ, Assembleia da República e Parlamento Europeu

Atribuição anual

O Euroscola é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu (PE), no âmbito da cidadania. Em Portugal, o Euroscola é organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e Madeira.

 

Objetivos

Destinatários

Como participar

Critérios de avaliação

Prémio

Mais informações

 


 

Objetivos

 

O Programa Euroscola é dirigido aos alunos de ensino secundário, no âmbito da cidadania e consiste na simulação do trabalho dos Eurodeputados. Numa primeira fase, o concurso inicia-se na sessão distrital ou regional, seguindo para uma sessão nacional, na Assembleia da República.

 


 

Destinatários

 

As escolas candidatas ao Euroscola devem ser participantes no Parlamento dos Jovens. Cada escola deve inscrever dois alunos do 10º ou 11º ano.

 


 

Como participar

 

As escolas candidatas devem inscrever-se na plataforma online do Euroscola e apresentar um trabalho escrito que consiste na abordagem europeia do tema selecionado. Em 2019, o tema é: Eleições Europeias 2019: assumir responsabilidades e escolher o futuro.

 

As escolas participantes apresentam oralmente o trabalho perante um júri distrital ou regional. As escolas vencedoras realizam igualmente uma apresentação oral do trabalho numa sessão nacional, perante um júri.

 


 

Critérios de avaliação

 

A avaliação dos trabalhos escritos (40%) tem como critérios:

  • Clareza;
  • Coerência;
  • Originalidade na abordagem europeia sobre o tema;
  • Capacidade de síntese.

 

A avaliação das apresentações orais (60%) tem como critérios:

  • Expressão oral na defesa do trabalho;
  • Originalidade na abordagem europeia sobre o tema;
  • Capacidade de síntese;
  • Coerência com o trabalho escrito.

 


 

Prémio

 

Os vencedores do concurso nacional ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde passam um dia como membros do Parlamento Europeu.

 


 

Mais informações

 

Sítio Internet Oficial do Concurso

Anúncio do Concurso Euroscola 2018/2019

Sítio Internet Euroscola

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.