recomendar este canal

9 de maio: Dia da Europa

9 de maio: Dia da Europa
9 de maio: Dia da Europa
Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

Hoje, nos 68 anos da Declaração Schumann, assinalamos mais um Dia da Europa, celebrando as suas conquistas: a manutenção de uma paz sustentada entre as nações europeias; o desenvolvimento de uma economia social de mercado; a defesa dos valores humanistas e do Estado de Direito; a contribuição para uma ordem internacional aberta.

Este é um dia de celebração, mas é sobretudo um dia de mobilização para a defesa dos valores europeus: a liberdade, a democracia, os direitos fundamentais. No entanto, os valores não dispensam uma abordagem pragmática aos anseios dos cidadãos, como o crescimento e o emprego, a proteção social, a segurança ou as migrações. É esta a agenda da União Europeia: conciliar a obtenção de resultados concretos com a defesa dos seus valores essenciais.

Para sermos bem-sucedidos neste desígnio, precisamos do envolvimento de todos, daí que Portugal, tal como os restantes Estados-membros, tenha lançado a iniciativa Encontros com os Cidadãos, com vista a discutir, com a sociedade civil, os temas mais importantes da agenda europeia. Afinal, e em última análise, quem deverá estar ao leme do projeto europeu somos todos nós, os cidadãos da Europa.

 

(Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, 59 anos, diplomata do Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1983.)